A extensão da guerra Rússia x Ucrânia e a previsão de cenário de recessão nos Estados Unidos, no contexto internacional, além da deterioração das contas fiscais e a natural tensão do período eleitoral aqui no Brasil, por exemplo, têm causado nos investidores uma maior aversão ao risco.
Essa volatilidade é também ocasionada pela “marcação a mercado” dos investimentos. Mesmo tendo taxas garantidas no futuro, como no caso dos títulos públicos, a precificação dos investimentos precisa ser diária, segundo a legislação, e, assim, acaba impactada pelas incertezas do mercado.
Com isso, ao fim do terceiro trimestre de 2022, os investimentos dos Planos PRV Saldado e CV – Prevdata II — que vinham se recuperando em julho e agosto — voltaram a sofrer com os impactos da volatilidade do mercado financeiro e apresentaram retornos abaixo das suas metas atuariais no mês de setembro.
Ainda assim, se considerarmos o resultado consolidado dos últimos três meses (jul-ago-set), as rentabilidades alcançadas pelos investimentos da Prevdata superaram as metas atuariais do período: Plano PRV com 2,03% contra a meta de 0%; e Plano CV com 4,24% contra a meta de -0,42%.
PLANO PRV SALDADO
Em setembro, os segmentos Investimentos no Exterior, Investimentos Estruturados, e Renda Variável se destacaram negativamente, levando a rentabilidade consolidada do PRV a ficar abaixo da meta atuarial do mês: o retorno foi de -0,69%, contra a meta de 0,09%. Um resultado que colaborou para uma leve redução no resultado consolidado do plano no ano, que ficou em 7,82%, 046 pontos percentuais abaixo da meta de 8,28%.
PLANO CV – PREVDATA II
O cenário se repetiu no CV – Prevdata II: em setembro, a rentabilidade consolidada do plano foi de -0,74%, resultado abaixo da meta atuarial de -0,05% para o período. No acumulado do ano (jan a set), o CV soma 4,04%, índice 2,81 pontos percentuais abaixo da meta de 6,85%.
Todavia, a liquidez de ambos os planos segue em patamares estáveis, o que significa dizer que os recursos dos Planos PRV e CV são suficientes para honrar os compromissos presentes e futuros com todos os seus participantes.
A Prevdata segue atuando com cautela e atenta às oportunidades do mercado para realocar seus recursos nas mais diversas classes em busca de melhores resultados.
A seguir, conheça a composição das carteiras de investimentos em setembro de 2022:
Para saber mais e acompanhar a evolução dos investimentos da Entidade, consulte aqui os Relatórios Analíticos de Investimentos, publicados mensalmente na Área do Participante.