Saiba identificar quanto a despesa é um simples gasto e quando ela é um investimento

24/03/2022

Se você acha que tudo o que você precisa pagar é um gasto, reveja seus conceitos! É importante refletir sobre o seu orçamento e avaliar se cada despesa é um simples gasto, de fato, ou um investimento. Saber diferenciá-las assim é fundamental para cortar aquilo que for desnecessário e direcionar as suas finanças para o que pode proporcionar uma satisfação e/ou um benefício mais duradouro, tanto para você quanto para a sua família. E aqui não estamos falando, necessariamente, de um retorno financeiro.

Matricular-se em uma academia, por exemplo, pode ser um tipo de despesa incluída na sua lista de investimentos. Afinal, realizar exercícios físicos e adotar hábitos saudáveis oferecem mais saúde e qualidade de vida a longo prazo. O mesmo vale para a realização de em um curso de especialização que, apesar de representar uma despesa a mais por certo tempo, pode gerar uma oportunidade de remuneração maior no futuro. Até a compra de um novo smartphone ou de eletrônicos em geral pode ser levada em consideração nessa dinâmica: se você costuma adquirir aparelhos mais baratos — que geralmente são menos duráveis — e acaba tendo que trocá-los regularmente, pode valer a pena gastar um pouco mais para possuir um produto com uma durabilidade maior.

Percebeu como é importante identificar certas despesas como investimentos? Dessa forma, você provavelmente conseguirá eliminar do seu orçamento aquilo que só traz satisfação a curto prazo e vai valorizar o que pode lhe trazer um benefício por mais tempo.