Relatório revela que rentabilidade acumulada das entidades fechadas de previdência complementar foi superior à das entidades abertas

30/08/2024

O Relatório Gerencial da Previdência Complementar para o primeiro trimestre de 2024, elaborado pelo Departamento do Regime de Previdência Complementar, órgão da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), traz a constatação de que, no período de janeiro de 2015 e março de 2024, a rentabilidade média da previdência fechada, administrada por fundos de pensão como a Prevdata, superou em 43,5% a da previdência aberta, oferecida por bancos e seguradoras: 157,2% contra 113,7%.

Fonte: RGPC – Relatório Gerencial da Previdência Complementar – 1º Trimestre 2024 / Ministério da Previdência. Com dados da PREVIC/ABRAPP. Elaboração: COINF/CGEAC/DERPC. (extração: 21/06/2024). 
(*) A Rentabilidade apurada é a Nominal.

O relatório mostra que, no período considerado, a rentabilidade das entidades fechadas de previdência complementar manteve-se superior à das entidades abertas, ano após ano, havendo um aumento considerável da diferença a partir de 2020.

Fonte: RGPC – Relatório Gerencial da Previdência Complementar – 1º Trimestre 2024 / Ministério da Previdência. Com dados da PREVIC/ABRAPP. Elaboração: COINF/CGEAC/DERPC. (extração: 21/06/2024). 

Segundo o relatório, essa diferença se deve aos menores custos (taxas de administração, sobretudo) cobradas pela previdência complementar fechada, que não possui fins lucrativos.

No mesmo período, de janeiro de 2015 a março de 2024, o Plano CV – Prevdata II obteve rentabilidade de 130,75%, ficando também acima, portanto, da média das entidades abertas e dos principais índices financeiros, além de manter uma posição bastante competitiva em relação aos planos de previdência aberta com perfil semelhante aos do Plano CV Prevdata II (mais indicados para esse tipo de comparação), como visto no gráfico a seguir.

Para ter acesso ao Relatório na integra, clique aqui.