Janeiro é a época onde ocorre o reajuste dos benefícios aos aposentados e pensionistas, de acordo com as regras de cada Plano de Benefícios. Confira!
PLANO PRV SALDADO (plano antigo)
Neste plano há diferentes tipos de reajuste. Entenda:
- Benefício Saldado ou Desvinculado: para quem recebe benefício saldado ou fez a opção pela desvinculação do benefício, o reajuste é de acordo com a variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, do IBGE: 5,45%.
- Benefício Vinculado: por ter associação à tabela salarial da Dataprev e ao benefício pago pela Previdência Social, o reajuste ocorre na mesma época e na mesma proporção em que forem reajustados os salários dos empregados da Dataprev – o que ainda não aconteceu em 2021. Além disso, com o reajuste da parcela que cabe ao INSS, o benefício da Prevdata terá redução média de 10,57% para que seja mantida constante a sua renda global, chamada RMV – Renda Mensal Vinculada. Saiba mais aqui. O Plano PRV, no entanto, permite aos assistidos com benefício vinculado a opção pela desvinculação. Acesse aqui para saber mais.
PLANO CV – PREVDATA II (plano novo)
Neste plano também há duas formas de reajuste, relacionadas ao tipo de renda recebida:
- Renda Programada: Considerando os resultados da rentabilidade líquida alcançada pelos investimentos do plano em 2020, as rendas serão reduzidas, em média, em 9,37%. Saiba mais aqui.
- Renda Vitalícia: benefício que é recebido após o período de renda programada, para aqueles participantes que fizeram esta opção. O reajuste segue a variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, divulgado pelo IBGE: 5,45%.
O seu contracheque estará disponível no site da Prevdata em 28/01 e o crédito realizado em conta corrente no último dia útil do mês, como sempre ocorre (e que, em janeiro, será em 29/01).