A Prevdata em seus 39 anos de história tem praticado diariamente, o verdadeiro sentido do verbo CUIDAR.
Cuidar exige dedicação, empenho e esforço. O cuidado que a Prevdata dedica aos seus participantes e assistidos
é traduzido pelos resultados dos seus planos de benefícios, finalidade maior da Entidade.

Os dois planos, o PRV Saldado e o CV – Prevdata II, a exemplo dos anos anteriores, têm mantido desempenho extraordinário na aplicação de seus investimentos, superando a meta atuarial e os resultados de grande parte
das demais entidades do segmento.

Ao longo deste relatório o desempenho de cada plano será detalhado.

CENÁRIO 2017

No apagar das luzes de 2017, o patrimônio acumulado da Prevdata correspondia a R$1.276.318.238,17.

Estudos atuariais comprovam a solvência do Plano PRV Saldado. As medidas adotadas sempre que necessário, entre elas as contribuições extraordinárias, garantem a integridade da cobertura dos seus compromissos futuros e da gestão administrativa. O Plano PRV fechou o ano com rentabilidade acumulada de 12,39%, contra uma meta atuarial acumulada de 7,94%.

No Plano CV – Prevdata II, o destaque foi para a venda dos ativos que compunham a carteira de gestão própria. Assim como o PRV, a rentabilidade alcançou excelentes resultados, registrando rentabilidade de 16,17% no ano e taxa atuarial de 7,88% a.a.

Por fim, o PGA – Plano de Gestão Administrativa também superou as expectativas do ano, chegando à rentabilidade de 10,11%, com meta atuarial de 7,68%.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO ANO:

NÚMERO TOTAL DE PARTICIPANTES E ASSISTIDOS
Confira o quadro de participantes e assistidos dos planos CV – Prevdata II e PRV Saldado, em dezembro de 2017:

VOCÊ SABIA?

• Todos os empregados e Diretores da Prevdata são participantes.
• Em dezembro de 2017, a Dataprev contava com 3709 empregados, dos quais 769 não são participantes do Plano CV – Prevdata II, único plano aberto a adesões.

NOVO SITE INCLUI FUNCIONALIDADES PARA FACILITAR A NAVEGAÇÃO
DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS

Em junho de 2017 o novo site da Prevdata entrou no ar. Entre as principais características, a adequação de formato para diferentes tamanhos de telas e a busca inteligente de conteúdo. No lançamento, o site contou com a contribuição dos participantes e assistidos com sugestões de melhoria e aperfeiçoamento de conteúdos e usabilidade.

PREVDATA VAI ATÉ VOCÊ VISITOU O BRASIL DE NORTE AO SUL

O evento, que leva por todo o Brasil, palestras e atendimento aos participantes e assistidos, cumpriu integralmente a agenda planejada para o ano. Ao todo, foram 17 eventos para prestação de contas, apresentação dos planos, esclarecimentos sobre PDI e atendimento pessoal.
A principal finalidade do programa é levar informação e oferecer atendimento aos participantes, garantindo ampliação dos conhecimentos sobre os planos de previdência.

PREVDATA PARTICIPA DE EVENTOS DA SIPAT

A convite da SIPAT, Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a Prevdata apresentou a palestra “Previdência Complementar: proteção dos riscos de hoje e planejamento de futuro”, no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, a equipe Prevdata realizou atendimento presencial, inclusive para os empregados do turno da noite.
Ao todo, a Prevdata contribuiu em 14 eventos de SIPAT ou Semana de Saúde, por meio de patrocínio de lanche e participação do Diretor de Seguridade, por vídeo.

ATENDIMENTO INVESTIU NO APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE RELACIONAMENTO

Balanço geral: foram realizados 60 dias de atendimento nas dependências da Dataprev, 36% a mais do que 2016, atendendo 641 pessoas, incluindo empregados no turno da noite e madrugada.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DO SRP (janeiro a dezembro – 2017)

O SRP – Sistema de Relacionamento com Participantes foi implantado em 2013 e vem se mostrando uma eficiente ferramenta de registro de demandas, controle de solicitações e registro do histórico dos atendimentos. Em 2017, o sistema registrou 7929 atendimentos, por diferentes canais de comunicação, com destaque para o e-mail e o telefone. Cadastro de plano, empréstimos e dados cadastrais foram os assuntos mais recorrentes. Veja a seguir:
Principais assuntos abordados:

Fidelidade ao Plano:
Para medir a fidelidade ao Plano CV – Prevdata II foi observada a decisão do participante no momento de sua saída da patrocinadora, considerando suas opções de recebimento de renda, Autopatrocínio ou BPD – Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade ou Resgate.

Dez/17

Estatística


Movimentação Total

27


100,0%


Mantidos


17


63,0%


Desligados


10


37,0%


Média 2017

Estatística de permanência


Movimentação Total


170


100%


Mantidos


85


50%


Desligados


85


50%


Acumulado 2015, 2016 e 2017

Estatística de permanência


2015


2016


2017


Acumulado


Mov. Total


136


154


170


100%


Mantidos


57


69


85


46%


Desligados


79


85


85


54%


CAMPANHA EMPRÉSTIMO CONSCIENTE

Visando a redução do endividamento dos participantes, sobretudo às vésperas da aposentadoria, foram tomadas medidas: inclusão do tema nos comunicados semanais e nas apresentações realizadas na Dataprev.
Em 2017, ocorreram 86 solicitações de dedução de parte do saldo devedor de empréstimo na rescisão de contrato de trabalho, por conta da necessidade de adequar o saldo à nova renda mensal do participante.

CAMPANHA DE AUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO – “CONTRIBUIÇÃO IDEAL”

Sistematicamente, a Prevdata vem mobilizando o participante ao seu planejamento de futuro, sugerindo a opção pela maior contribuição ao plano, a chamada Contribuição Ideal, que é a maior acompanhada pela Dataprev em paridade, a fim de garantir um melhor benefício futuro.
Com esta iniciativa, o percentual de participantes que faz contribuição normal vem aumentando ao longo dos anos e, em 2017, somente 12,6% ainda fazem a contribuição reduzida, batendo a meta de 13,5%.

             

CAMPANHA DE CONTRIBUIÇÃO ADICIONAL E APORTE

Ao longo do ano e, sobretudo no último trimestre, são realizadas campanhas para estimular a contribuição adicional ao Plano CV – Prevdata II, para aumento da poupança previdenciária e redução do imposto de renda, por meio dos principais canais de comunicação da Prevdata: Prevfolha, comunicados semanais e mala direta.
Os participantes que fizeram contribuição aos planos por boleto bancário receberam, também, mala direta lembrando a necessidade de lançamento desses valores na declaração de Imposto de Renda. O comunicado chamava atenção para a importante redução do imposto em suas declarações, por conta da poupança previdenciária.
Somente em contribuições adicionais ao Plano CV – Prevdata II foram arrecadados R$ 1,1 milhão, evidenciando o crescimento anual.

CAMPANHA DE RECADASTRAMENTO DE PARTICIPANTES

A campanha de recadastramento tem por objetivo manter os dados cadastrais dos participantes atualizados. Em 2017, o principal foco foi a atualização dos beneficiários de ambos os planos.
A campanha foi realizada em abril, pelo site, por e-mail e comunicados semanais. Durante o ano, 1385 participantes atualizaram seu cadastro.
Campanha de Recadastramento dos assistidos
Foram intensamente divulgados nos comunicados, os procedimentos para recadastramento de aposentados e pensionistas, com exceção de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, que não foram convocados em 2017. No total, foram 365 recadastramentos em 20 estados.

CAMPANHAS DE ADESÃO:  CV – Prevdata II é oferecido a todos os novos empregados

Em 2017, os 90 contratados pela Dataprev receberam Termo de Oferecimento do Plano CV – Prevdata II. Em ação conjunta com as áreas de pessoas das diversas unidades da Dataprev, pelo Termo, o empregado toma conhecimento do importante benefício que é a previdência complementar e escolhe se quer aderir imediatamente ou se prefere buscar mais informações primeiro. Destes, 51% optaram pela adesão na admissão.

ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO CV – PREVDATA II SÃO ACOMPANHADAS PELO SITE DA PREVDATA

A proposta de alteração do Regulamento do Plano CV – Prevdata II, que trata do trâmite operacional da portabilidade, foi aprovada pela Previc, tendo todo o seu andamento disponibilizado no site aos participantes.
O gráfico evidencia que os picos de visitação à área do site estavam relacionados aos momentos de divulgação das etapas de aprovação.

PREVDATA ENCERRA 2017 COM TODOS OS MEMBROS DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS HABILITADOS E CERTIFICADOS

A Prevdata fechou o ano com todos os diretores e membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal devidamente habilitados, atendendo à exigência da Instrução Nº 6, de 29 de maio de 2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de emissão do Atestado de Habilitação de Dirigente.
Em relação à Certificação dos dirigentes, toda a Diretoria Executiva, seus respectivos substitutos, membros do Comitê de Investimento e titulares dos Conselhos Deliberativo e Fiscal encontram-se devidamente certificados.

ASSISTIDOS SÃO HOMENAGEADOS PELA PREVDATA

Anualmente a Prevdata escolhe um assistido para homenagear no Dia dos Aposentados no evento promovido pela Abrapp, representando todos os aposentados e pensionistas da Entidade. Em 2017, a homenageada foi a senhora Édina Gomes Chung Nin, do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na Chácara Santo Antonio, em São Paulo e foi acompanhada da representante regional em São Paulo, Eurídice Aparecida.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: NOVA EDIÇÃO REPETE O SUCESSO DA PRIMEIRA VERSÃO

Mais uma vez a Prevdata promoveu um concurso de fotografias entre participantes e assistidos. Como objetivo, estimular a cultura previdenciária e o planejamento do futuro. O tema de 2017 foi “O que eu faço para cuidar do mundo”.
Além dos objetivos educativos, o acervo oriundo do concurso ilustrou o calendário 2018 da entidade e passou a fazer parte do banco de imagens utilizado nos materiais de divulgação, visando aumentar a identificação entre participantes, assistidos e Prevdata e buscando reduzir os custos com aquisição de imagens.
O concurso contou com 75 participantes e 309 fotos.


No sentido horário: Bárbara Castro, Tatá Pires, Américo Vermelho e Marjorie Bastos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CHEGA AO TERCEIRO CICLO

Para a elaboração do terceiro ciclo do Planejamento Estratégico (2018/2021), a Prevdata contou com a colaboração de uma consultoria especializada para acompanhar o processo.
O planejamento foi dividido em quatro fases. Em 2017 foram realizadas três delas: apresentação da metodologia de trabalho, realização de seminário do Planejamento Estratégico e consolidação dos resultados. A quarta fase é o acompanhamento da implantação das ações a serem realizadas.
Os principais pontos de análise foram: pessoas, tecnologia, processos, governança de investimentos e governança corporativa. Durante o planejamento, foram revisitados Missão, Visão e Valores da Entidade.
Missão: (pequeno ajuste de redação)
“Administrar planos de previdência complementar, com excelência e transparência, atendendo com responsabilidade às expectativas e cumprindo os compromissos com participantes, assistidos e patrocinadores”.
Visão de Futuro: (inalterada)
“Ser reconhecida por Participantes, Assistidos e Patrocinadores como uma entidade segura, eficiente e moderna na gestão de planos de Previdência Complementar”.
Valores:
• Ética
• Transparência
• Excelência
• Comprometimento
• Sustentabilidade

RESPONSABILIDADE SOCIAL: 7 PROJETOS CONCLUÍDOS

As ações de Responsabilidade Social visam complementar a missão da entidade de trabalhar para um futuro melhor para participantes, assistidos, patrocinadoras e sociedade em geral. Ao longo do ano foram realizadas sete campanhas:
• ONG Luz de Sophia: Projeto criado a partir do caso Sophia Lacerda que comoveu com sua luta pela sobrevivência. Atualmente são ajudadas 43 crianças com síndromes raras e de vulnerabilidade, espalhadas por todo país. A Prevdata doou kits básicos de higiene infantil, compostos por 48 pacotes de fraldas, 45 pomadas de assadura, 45 pacotes de lenço umedecido, 100 pacotes de gases e 45 rolos de atadura;
• Centro de Apoio Psicopedagógico Luz do Mundo (CAP): Desenvolve trabalhos voluntários na comunidade de Padre Miguel – RJ e atende aproximadamente 40 crianças com idade entre 05 e 11 anos, oferecendo reforço escolar e acompanhamento Psicopedagógico, no contra turno escolar. A Prevdata doou materiais para o lanche que é realizado nos dois turnos diários;
• Campanha do Agasalho: Arrecadação de 45 peças de roupa de frio e 75 cobertores entre doações e colaboração da Entidade, que ajudaram a esquentar o inverno de muitos, em parceria com a Paróquia dos Sagrados Corações, localizada na Tijuca/RJ;
• Casa de Apoio à criança com Câncer – São Vicente de Paulo (CACC): Projeto que disponibiliza, gratuitamente, atendimento de qualidade a crianças e adolescentes portadores de câncer, doença falciforme, talassemia e outras doenças graves do sangue não contagiosas, junto a seus acompanhantes. A Prevdata doou alimentos não perecíveis;
• Campanha de Fraldas: as beneficiadas foram duas primas com múltiplas deficiências físicas e mentais para as quais foram doados 40 pacotes de fraldas.
• Instituição Cristã Amor ao Próximo: organização filantrópica e sem fins lucrativos, que acolhe e ampara 44 idosas. A Prevdata ajudou na restauração da sala de leitura que passará a ser utilizada na realização de diversas atividades lúdicas com as senhoras amparadas;
• Bingo Beneficente: no evento foram arrecadados 47 pacotes de fraldas geriátricas, que foram doadas para o Instituto Nacional do Câncer (INCA);
• Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz: foram arrecadados 40 potes de vidro durante a Campanha Doe vidro, doe vida, realizada internamente entre os empregados. O material foi doado ao Instituto, que participa da Rede Global de Bancos de Leite Humano.
• Campanhas Internas: para seus empregados, a Prevdata realizou campanhas internas, tais como: Outubro Rosa, Novembro Azul, assinatura de e-mail com mensagem sustentável e Ação de Conscientização sobre o uso de papel e de toner;
O valor orçado para o Comitê no exercício 2017 foi de R$ 10.812, tendo sido executados 94% do montante previsto.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DA EQUIPE INTERNA SUPERA A META PREVISTA

 O Programa tem por objetivo preparar e qualificar a equipe interna para a prestação de serviço de qualidade, por meio de eventos e treinamentos.
Como novidade, foi implantado o CineRH, no qual foram abordados temas como administração do tempo, análise crítica e relacionamento interpessoal.
Em 2017, a meta era executar, pelo menos, 80% do orçamento aprovado para o plano de capacitação. Em dezembro, 89% da verba destinada à capacitação haviam sido utilizadas.

CAPACITAÇÃO MANTÉM ALTO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE ENTRE OS COLABORADORES

Como acontece todos os anos, a Prevdata investe, fortemente, na formação da sua equipe, com base nos resultados apurados na Avaliação de Desempenho, em alinhamento aos objetivos estratégicos da Prevdata e limites orçamentários. Conheça a distribuição atual de escolaridade da equipe: