CONSELHO DELIBERATIVO

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”, Mateus 6:21. Em 2017, os nossos corações estavam voltados para continuar a construir uma Prevdata mais moderna, flexível, atrativa e adaptada à nova realidade do mercado e dos nossos participantes, sem perder de vista o nosso objetivo de garantir a expectativa de qualidade de vida de cada um de vocês, através de uma poupança previdenciária complementar sólida e rentável.

O Relatório Anual de Informações de 2017 consolida uma ação de transparência e de prestação de contas da Entidade. Porém, temos aqui um documento rico em informações que testemunha como, diante das adversidades e com base na ética, na integridade e na eficiência, a Prevdata persistiu e conseguiu pavimentar um caminho de excelentes resultados.

Temos muito que reconhecer e comemorar. Afinal, em menos de 10 anos, dentre outras boas notícias, destaco que quintuplicamos o patrimônio de investimento e atingimos uma adesão de mais de 80% dos empregados da Dataprev no Plano CV – Prevdata II. Plano este que obteve uma rentabilidade de 16,19% e superou significativamente a meta atuarial (INPC + 5,70%) de 7,88%, gerando ganhos reais acima da inflação e dos investimentos atrativos em títulos públicos ofertados no País.

O Plano PRV, que dada a sua natureza tem seus investimentos mais centrados em renda fixa, teve uma performance financeira significativa, superando a meta atuarial (INPC + 5,75%) de 7,94% e alcançando uma rentabilidade de 12,39%.

O Plano de Gestão Administrativa – PGA, criado em 2009, alcançou um patrimônio de receita acumulada de R$ 28,8 Milhões. Um crescimento anual de mais de 25,7%.

Entretanto, cientes de que “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, célebre frase do professor e escritor Peter Drucker, a Prevdata inicia sua caminhada para os seus 40 anos, com um novo Planejamento Estratégico para o período de 2018 a 2021. Importante instrumento que direcionará os esforços para maturidade dos processos, a busca contínua pela excelência em todos os níveis de governança e gestão e a postura vigilante e perspicaz de alcançar novos e melhores resultados.

Os cenários macroeconômicos internos e externos ainda são desafiadores, assim como o político. Não se limitem à margem, venham navegar conosco neste oceano que é o segmento da previdência complementar. Estamos aqui, repito, com os nossos corações voltados para os nossos tesouros, quais sejam, a perenidade da Prevdata e vocês, Participantes e Assistidos.

Boa leitura a todos e continuem nos ajudando a construir, no presente, o nosso futuro.

José Ivanildo Dias Júnior – Presidente

CONSELHO FISCAL

O ano encerra e mais uma vez temos a convicção de que a gestão dos planos administrados pela Prevdata está no caminho certo, pois obtivemos resultados positivos, ainda que inseridos em um ambiente desafiador. Além do cenário político e econômico de 2017, tivemos a saída de mais de uma centena de companheiros, via PDI, fato esse que não afetou a saúde dos planos, demonstrando que a Prevdata está preparada para arcar com seus compromissos.

O Plano PRV Saldado é um plano maduro, preparado para ser sustentável, mesmo após a última contribuição do último participante ativo. O Plano CV – Prevdata II já está no caminho da maturidade, com ótimas rentabilidades, o que no futuro garantirá ótimas poupanças previdenciárias.

A rentabilidade consolidada do Plano PRV ficou em 12,39%, contra uma meta atuarial de 7,94% (INPC + 5,75%), enquanto que a do Plano CV – Prevdata II ficou em 16,19%, para uma meta atuarial consolidada de 7,88% (INPC + 5,70%).

O INPC é o índice oficial da inflação. A meta atuarial é aquela que temos que alcançar para recompor os estoques de recursos para honrar todos os benefícios atuais e futuros. Este cálculo é feito pelo atuário responsável.

Os títulos da dívida Brasileira (NTN-B), por conta da queda da taxa Selic, geraram grande esforço por parte da Diretoria Executiva, e dos técnicos que atuam à frente da gestão dos investimentos, a fim de buscar novas formas de investimentos para atingir a nossa meta atuarial, sem que isso eleve o risco da gestão de forma desproporcional aos objetivos dos planos de previdência e de gestão administrativa.

Novas mudanças são aguardadas para 2018, porém podemos contar com a estrutura da Prevdata, pois tudo está sendo realizado de forma íntegra, transparente, e em tempo hábil, para que seu patrimônio seja bem administrado.

Por fim, cito o filósofo Mário Sérgio Cortella: “Às vezes nos deparamos com companheiros de viagem, que vendem o desespero e a desconfiança, são os arautos do final dos tempos. Mas, são simplesmente pessimistas, que nada fazem e esperam que tudo dê errado, apenas para dizer que haviam avisado”.

Sérgio Luís de Campos Condé – Presidente

DIRETORIA EXECUTIVA

De uma forma geral, os fundos de pensão são conhecidos pelos seus grandes números. Patrimônio, capital investido, rentabilidade. O que a sociedade geralmente esquece são as vidas impactadas por estas cifras robustas.

No Brasil, cerca de 2,6 milhões de trabalhadores encontram-se protegidos pela previdência complementar fechada, modalidade na qual a Prevdata se enquadra. Mais de 750 mil aposentados têm cobertura de um fundo de pensão. São quase 4 milhões de vidas de dependentes que têm a tranquilidade financeira assegurada durante a velhice ou imprevistos como doença, morte e invalidez.

É pouco, diante do tamanho da população brasileira. Por isso mesmo, o plano de previdência ainda é considerado um luxo para a maioria dos brasileiros. Seja em virtude da falta de acesso a ela, seja por conta do desconhecimento desta modalidade de poupança previdenciária.

O fato é que, lentamente, o número de trabalhadores que ingressam na previdência complementar tem aumentado, motivado pelo cenário atual da Previdência Social e por uma conscientização crescente da necessidade de se buscar alternativas de manutenção de renda, a exemplo do que já acontece em muitos países mais desenvolvidos. Este número deve ser comemorado, tanto quanto as grandes cifras relacionadas ao montante financeiro.

Esta comemoração se estende à Prevdata. Felizmente, os empregados da Dataprev contam com a possibilidade deste planejamento financeiro capaz de minimizar fortemente o impacto da aposentadoria. Em 2017, mais motivo para celebrar. O número de adesões ao Plano CV – Prevdata II ultrapassa, ano a ano, a quantidade de novos empregados da Dataprev, batendo a meta prevista para o ano, acompanhando a tendência no Brasil e no mundo, de aumento no investimento em previdência complementar.

Ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda existem muitas vidas para protegermos. Tanto a Prevdata, quanto o segmento de previdência ainda têm uma longa jornada pela frente. Porém, pequenos passos estão sendo dados. Os avanços estão sendo sentidos. E chegará o dia em que ficaremos tão orgulhosos com a totalidade dos empregados participantes, como ficamos com os números alcançados.

Carlos Eduardo Gomes Villar – Presidente Interino e Diretor de Administração e Finanças

Ary Follain Junior – Diretor de Atendimento e Seguridade