• RAI 2012

Relatório dos Administradores 2012

Relatório dos Administradores 2012

“O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis,
e cada evento influencia todos os outros.” Alvin Tofller
Rumo ao futuro

A Prevdata permanece atuando firmemente no presente, com seus olhos voltados para o futuro. Os resultados apresentados no ano de 2012 comprovam que os desafios podem ser enfrentados com serenidade, buscando sempre o cumprimento dos compromissos assumidos com nossos participantes e assistidos. Estes compromissos são fortalecidos no dia a dia, quando reafirmamos nossos valores de Honestidade, Equidade, Transparência, Comprometimento, Eficiência, Responsabilidade Socioambiental, Qualidade, Prestação de Contas, Conformidade com a regulação e Confiança.
 
O planejamento estratégico da Prevdata é uma ferramenta de gestão incorporada ao nosso cotidiano. A solução adotada para operar as ações propostas no planejamento, com a criação de comitês por principais atividades, mostrou-se acertada, incluindo comitês de Comunicação, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Desenvolvimento, Responsabilidade Social, Tático Prevdata – Dataprev e de Tecnologia. O resultado disto é que, do total dos planos de ação previstos para 2012, 64,52% das ações foram concluídas.

Visitantes da Dataprev

As ações positivas da Prevdata refletem-se em sua imagem, e os empregados da patrocinadora demonstraram sua confiança em seu fundo de pensão. Em dezembro de 2012, o plano CV-Prevdata II alcançou 2.683 participantes, sendo 2.570 empregados da Dataprev, 39 da Prevdata, 63 autopatrocinados e 11 em Benefício Proporcional Diferido – BPD, ou seja, 70,81% de empregados da Dataprev aderiram ao plano, com um total de 394 inscrições no plano CV-Prevdata II em 2012. 

A quantidade de assistidos do Plano PRV foi acrescida de 69 pessoas, totalizando 1.362 assistidos, enquanto o Plano CV fechou o ano com mais 11 assistidos, totalizando 26.
 
Um dos grandes desafios da Prevdata tem sido reduzir suas despesas administrativas, tendo como foco principal a imposição legal por parte dos órgãos fiscalizadores dos fundos de pensão, sem perda de qualidade em seus processos. Dentre as medidas de execução do orçamento 2012, que visavam equilibrar as despesas administrativas para o enquadramento da Entidade, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução CGPC 29/2009, foi implantada a metodologia de pagamento dos salários e da folha de benefícios por meio do Bradesco, com a qual a Prevdata obteve uma redução significativa em suas despesas.
 
As Políticas de Investimentos dos Planos PRV Saldado, CV-Prevdata II e Administrativo da Prevdata, cujas revisões regulares ocorrem para definir diretrizes e estratégias para alocação de recursos em um horizonte de longo prazo, mais uma vez mostraram-se acertadas.
Em relação aos imóveis, em 2012, foi vendida, por meio de edital público de venda, a loja 335 do Shopping Piratas, em Angra dos Reis/RJ.
 
No ano de 2012, a Prevdata manteve a estratégia de alocar seus recursos no segmento estruturado e deu continuidade ao processo de revisão da estratégia de renda variável, finalizando suas operações com os fundos exclusivos do segmento e direcionando os recursos para fundos abertos e também trazendo-os para gestão interna, buscando maior agilidade na tomada de decisão, flexibilidade, mobilidade e, em paralelo, reduzindo a aderência ao IbrX.
 
A entidade continua com o perfil defensivo, fundamentado na preservação de capital, buscando se adaptar às mudanças de cenário de forma inteligente e estratégica.
 
Os efeitos desta política puderam ser observados pelos participantes de forma concreta. Os planos administrados pela Prevdata atingiram a meta atuarial, apresentando rentabilidade nos Planos PRV Saldado (“plano antigo”), CV-Prevdata II, (“plano novo”) e PGA (Plano de Gestão Administrativa) de, respectivamente, 12,79%, 13,92% e 12,78%, contra uma meta atuarial, no mesmo período, de 12,57% (INPC + 6,00% ao ano).
 

Controle e Governança

A Diretoria Executiva da entidade, formada por Paulo Sergio Santos do Carmo (Presidente), Ary Follain Junior (Diretor de Atendimento e Seguridade) e Carlos Eduardo Gomes Villar (Diretor de Administração e Finanças), atuou na busca de soluções para os desafios inerentes à administração da entidade.
 
Além dos dirigentes certificados em outros períodos, foram certificados, em 2012, pelo ICSS (Instituto de Certificação da Seguridade Social), Alcides Janeiro Gregório, membro do Conselho Deliberativo e, pelo IBA (Instituto Brasileiro de Atuária) e Sergio Mendes de Azevedo Tinoco, Atuário da Entidade. A certificação obedece às normas estabelecidas pela resolução 3.792 do Conselho Monetário Nacional – CMN.

Os diretores da Prevdata: Carlos Eduardo, Paulo Sergio e Ary.

Visando qualificar seus quadros, a Prevdata patrocinou parcialmente cursos de especialização. A Coordenadora de Seguridade e Empréstimos, Andréa Dias Corrêa, concluiu o MBA de Gestão de Previdência Complementar, pelo Ideas/UFF, e o Analista de Investimentos, Rafael dos Santos Bitencourt, finalizou sua Graduação Lato Sensu, em Nível de Especialização – MBA, em Gestão de Investimentos - IAG na Escola de Negócios da PUC-Rio.

 
A diretoria da Prevdata realizou, com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), pesquisa de Clima Organizacional com os empregados da Prevdata. Do total de empregados, 37 responderam ao questionário, ou seja, houve 97% de efetividade. A consultoria listou forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da Entidade e propôs um Plano de Ação.
 
Visando desenvolver uma ferramenta para a Entidade potencializar o desempenho de seus empregados, a Prevdata implantou Avaliação de Desempenho por Competências, com o apoio da consultoria Mercer, formalizando a definição das competências, metas e indicadores para estabelecer as competências desejáveis para fundamentar os trabalhos de gestão por desempenho.
 
Ainda seguindo às recomendações dos órgãos fiscalizadores, a Prevdata implantou Sistema de Monitoramento e Controle de Riscos. As coordenações implementaram planos de ações que visam mitigar os riscos e prevenir outros que possam vir a surgir, o que teve por objetivo alinhar as estratégias da Prevdata, bem como gerar relatório de indicadores consolidados para o acompanhamento pelo Conselho Fiscal da Entidade e órgãos de controle.

 

Ações de Comunicação e Relacionamento com Participantes

Com novo layout e formato, a Prevdata modernizou sua página na internet.  O objetivo dessa reformulação foi aproximar - ainda mais - o participante e assistido (aposentado e pensionista) da gestão da Entidade, das informações de seus planos de benefícios e buscar maior eficiência na comunicação.

O Programa Prevdata vai até você continua sendo nosso principal instrumento de comunicação e relacionamento com o participante, oferecendo diversos eventos, como Prestações de Contas, explicações sobre o Plano CV-Prevdata II, atendimento personalizado aos Participantes e empregados não Participantes.  

Em 2012, a Prevdata esteve em SP, RJ, PB, SC, PE, CE e em videoconferências com MS, PI e ES. Foram realizados cerca de 444 atendimentos personalizados nas unidades da Dataprev. Podemos verificar, mais uma vez, o efeito do programa Prevdata vai até você no aumento das adesões ao Plano CV-Prevdata II e nas contribuições normais e adicionais ao plano.

Foi instalado painel “Missão, Visão e Valores”, na recepção da Entidade, para facilitar a fixação dos objetivos da Prevdata e lutar para atingi-los, conforme estabelecido no Planejamento Estratégico. O local foi definido de forma a que todos os envolvidos no processo -  empregados, participantes, assistidos, fornecedores e a sociedade - compreendam a sua importância e ajudem a Entidade a colocar em prática sua filosofia.
 
Foi criado Calendário para distribuição entre os empregados da Dataprev e da Prevdata, com frases sobre o Plano CV-Prevdata II, previdência complementar e planejamento de futuro. Foi também criado imã de geladeira com calendário para distribuição entre os assistidos da Prevdata, com os contatos da entidade. O objetivo do Calendário Prevdata é proporcionar aos participantes uma reflexão constante - todos os dias do ano - sobre previdência, sobre a Prevdata e busca facilitar o acesso ao site e às informações sobre os planos.
 
O Jornal Prevfolha, eficiente instrumento de informação, continua sendo impresso e enviado para residência dos aposentados e pensionistas, além de disponibilizado no site.

Foram criadas histórias em quadrinhos do personagem Previberto, propondo, de forma lúdica, a discussão sobre questões dos planos e os conceitos da previdência complementar. Esclarece sobre os planos e suas alternativas, em especial sobre o Plano CV-Prevdata II, permitindo que os empregados da Patrocinadora, participantes e assistidos façam escolhas conscientes, com humor e de forma leve e agradável, buscando atrair público avesso a outras mídias.

Contribuições adicionais e Aportes – Por meio de comunicados e cartazes, a Prevdata estimulou a contribuição adicional e os aportes ao Plano CV-Prevdata II, destacando a importância de aumentar a poupança previdenciária ao longo de todo o ano e, em especial ao final do ano, com o foco do incentivo fiscal no Imposto de Renda. Como resultado tivemos o crescimento de pessoas descontando contribuições adicionais regularmente (52 pessoas por mês, em média), chegando a um valor de R$ 347 mil no ano.

 
Bradesco – A mudança do pagamento dos benefícios para o banco Bradesco foi acompanhada de intensa campanha de divulgação. Foram enviadas correspondências aos assistidos, folhetos elaborados em conjunto com o Bradesco (carta de boas-vindas e de vantagens de ser seu cliente), além de mensagens nos informativos, explicando a necessidade da mudança de procedimentos e os ganhos para o custo administrativo da entidade

Encontro dos Representantes Regionais

Com objetivo de informar com transparência sobre a Entidade e de capacitar seus representantes no atendimento aos empregados da Dataprev, participantes e assistidos em todo o país, a Prevdata promoveu, em novembro, o “Encontro dos Representantes Regionais – 2012”.
Em parceria com a Dataprev, o evento contou com palestras de Edevaldo Fernandes da Silva, diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc; de Andréa Vanzillota e Marisa Santoro Bravi, consultoras especializadas em Previdência Complementar, do atuário Sérgio Mendes de Azevedo Tinoco, além das equipes da Prevdata e da Dataprev.

Os 40 convidados, entre representantes regionais e demais profissionais das gerências de Pessoas da Dataprev, assistiram a palestras sobre diversos temas, como: “Aspectos gerais e análise conjuntural da Previdência Complementar no Brasil“, “Previdência Complementar Hoje: Visão Previc”, “O relevante papel do representante regional”, além de orientações sobre o regulamento do Plano CV-Prevdata II (benefícios, institutos previdenciários, tributação, etc), esclarecimentos sobre investimentos, controle de riscos, concessão de benefícios, entre outros assuntos.

Programa de Educação Financeira e Previdenciária

Foi enviada ao órgão fiscalizador a versão 2012 do programa e seu relatório de execução e acompanhamento, apresentando a evolução e o andamento das ações, seus objetivos, metas e resultados alcançados . O documento foi aprovado pela Previc, o que premia a entidade com a isenção da impressão do RAI – Relatório Anual de Informações.

A Prevdata realizou Quiz de Educação Financeira e Previdenciária com seus participantes e assistidos. O objetivo foi aferir, de forma lúdica, o grau de conhecimento sobre assuntos pertinentes à Educação Financeira e Previdenciária e aos planos administrados pela Prevdata, dentre outros.

 

Plano de Custeio 2012

Com a reavaliação atuarial do Plano PRV Saldado (plano antigo) para o exercício de 2012, a contribuição extraordinária do participante foi mantida em 2,9%.

No Plano CV-Prevdata II, as deduções sobre as contribuições foram reduzidas pelo terceiro ano consecutivo. O desconto aplicado sobre as contribuições foi reduzido de 10% para 9%. Essa dedução deve-se à redução do custeio dos benefícios de risco, que passou de 5% para 4%, sendo mantida a dedução de 3% para o custeio administrativo e de 2% para formação do fundo administrativo.

Mudanças na concessão de empréstimo

Visando calibrar os empréstimos à realidade econômica do país, sem onerar em demasia os participantes e sem expor a entidade a risco, mantendo a competitividade com o mercado de crédito, a Prevdata alterou as regras de concessão. As taxas de juros mensais foram reduzidas, diferenciadas por prazo e os saldos devedores passaram a ser atualizados pelo INPC; houve a separação da concessão por plano (PRV Saldado e CV-Prevdata II); o valor máximo de empréstimo por participante passou a ser de R$ 90 mil, entre outras alterações.

 

Eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal

No período de 30 de julho a 10 de agosto de 2012, os participantes e assistidos votaram nos seus candidatos, escolhendo novos conselheiros deliberativos e fiscais para a Prevdata. Mas o processo eleitoral começou bem antes. A partir de março/2012, o processo para escolha de representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal teve importante efeito de educação previdenciária. Desde as primeiras divulgações do processo eleitoral foram tratadas questões como certificação de profissionais das EFPC, governança corporativa, controles internos, modalidades de investimentos, além dos temas específicos sobre os planos de benefícios.

O processo foi intenso e seguiu várias etapas, desde reunião dos candidatos com a Comissão Eleitoral para dirimir dúvidas; gravação de vídeo Minuto do Candidato; apresentação do site de votação aos candidatos pela empresa responsável pelo processo, com esclarecimentos sobre “como votar”; debate entre os candidatos, com utilização do recurso de videoconferência para todas as localidades da Dataprev e transmitido ao vivo, pela internet; além de divulgação aos candidatos de material de estudo e sites de interesse para consulta e preparação ao cargo e às suas campanhas.
Foi disponibilizado um site especial de eleição. Os eleitores receberam em seu endereço residencial kit eleitoral e votaram pela internet ou pelos correios.