Que tal instituir o “Dia do Orçamento” no seu calendário?

29/11/2022

Organizar as finanças pessoais é sempre um trabalho desgastante, sobretudo para quem não tem o costume de fazer isso com periodicidade e fica com as contas espalhadas pela casa. Além de coragem para enfrentar os boletos, paciência para anotar tudo e um mínimo de organização, é preciso persistência para voltar a fazer tudo de novo dentro de algum tempo.

Por isso, para quem não consegue começar a se organizar financeiramente, a sugestão é decretar o seu “Dia do Orçamento”. Ou seja, estabelecer pelo menos um dia do mês para organizar e registrar todas as suas despesas dos 30 dias anteriores e do período imediatamente à frente. Defina o dia e cumpra o planejado!

Para tornar essa tarefa menos entediante, defina também um local onde você vai passar a juntar todos os dados e notas de despesas realizados ao longo do mês. Neste seu “Dia do Orçamento”, você terá que contabilizar tudo numa planilha de orçamento pessoal ou familiar. Conseguindo repetir isso todo mês, você tomará controle das suas finanças e passará a perceber com facilidade itens com os quais você pode economizar!