Prevdata vai até você: conheça o conteúdo das nossas Apresentações de Resultados e participe!

17/05/2019

A Prevdata iniciou, no mês de abril, o ciclo de Apresentações dos Resultados obtidos no exercício de 2018. Na ação, que é parte do programa Prevdata vai até você, representantes da Entidade visitam filiais da Dataprev para a realização de palestra sobre os planos de benefícios PRV e CV – Prevdata II e as rentabilidades obtidas com os investimentos, bem como de atendimentos presenciais com os participantes.

A primeira localidade visitada foi a de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 16 de abril. Na ocasião, Jorge Luiz Roxo Ramos fez sua primeira aparição pública como o novo presidente da Prevdata e apresentou-se aos participantes presentes. Já no mês de maio, durante visita a Brasília, a Presidente da Dataprev, Christiane Almeida Edington, fez a abertura do evento, onde citou a importância da Previdência Complementar e da Prevdata para os empregados da empresa, destacando que já havia feito sua adesão ao plano de benefícios e recomendando a adesão a quem, porventura, ainda não fosse participante.

Nas apresentações, Carlos Eduardo Villar, Diretor de Administração e Finanças, reforçou: “A Prevdata não está aqui só hoje. Estamos sempre à disposição nos canais de atendimento. Nos acionem sempre que necessário”. E o restante das apresentações foi conduzido, em sua maioria, por Ary Follain, Diretor de Atendimento e Seguridade. Confira, a seguir, alguns destaques do que foi abordado:

Planos PRV e CV – Prevdata II
“A Entidade possui dois planos que não se misturam e são segregados por obrigação legal”, explicou Ary. “Pode acontecer do empregado estar nos 2 planos, em apenas 1 plano ou nenhum plano”, continuou o Diretor, antes de apresentar brevemente as características do PRV e do CV – Prevdata II – inclusive abordando a população protegida e o patrimônio consolidado. “Todo o dinheiro investido não é da Entidade e sim de todos os participantes”, reforçou.

Diversificação dos Investimentos
Após falar sobre cada tipo de fundo onde a Prevdata realiza investimentos (renda fixa, renda variável, estruturados, imóveis etc.), Carlos Eduardo completou: “Os planos têm que ter liquidez para a ‘retirada’ dos recursos pelos participantes quando do requerimento do benefício. Por isso, diversificamos as aplicações para buscar rentabilidade, liquidez e segurança – sempre com o objetivo de obter o equilíbrio desse ‘tripé'”.

Paridade da Dataprev e adesão desde cedo: duas importantes vantagens
Sobre a acumulação para a reserva previdenciária, Ary lembrou que, além das contribuições do participante, existe a paridade da Dataprev (que também contribui para a conta de cada participante) mais a rentabilidade dos investimentos. “É muito importante aderir à Prevdata e investir o mais cedo possível”, apontou ele, mostrando que os rendimentos obtidos pelos investimentos realizados pela Entidade são, inclusive, superiores ao montante das contribuições realizadas pelo participante e pela Dataprev (em paridade).

Custeio e Despesas Administrativas
“O Plano de Custeio é necessário para pagar as despesas administrativas da entidade com a gestão dos planos de benefícios, bem como para custear os benefícios de risco (pensão por morte ou invalidez)”, citou Ary, apontando que o realizado em 2018 foi menor que o orçado. “Gastamos menos que o esperado no ano passado, o que gerou uma ‘poupança’ na própria Prevdata que hoje está na casa dos R$ 30 milhões, a ser utilizada em quaisquer eventualidades”, finalizou.

Análise de Cenários
Questionado sobre eventuais alternativas futuras para a Dataprev e possíveis consequências para a Prevdata, Ary esclareceu: “Olhamos para o futuro com a perspectiva de permanecer administrando os Planos PRV e CV – Prevdata II, além de passar a oferecer planos instituídos voltados para empregados terceirizados, por exemplo – onde não necessariamente empregados da Dataprev poderiam aderir”.

Próximas apresentações

As visitas priorizam as filiais da Dataprev com maior população, em especial a Direção-Geral e aquelas com Unidades de Desenvolvimento ou Data Centers, que apresentam constante contratação de novos empregados. As com menor contingente são visitadas em anos intercalados. A cada ano, são planejadas viagens especialmente no período de março a novembro. Entretanto, sempre são consideradas as necessidades de cada unidade da Dataprev, o que pode ocasionar remanejamentos de agenda por conta das agendas locais.

Em 2019, além do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, a Prevdata já foi às localidades Espírito Santo e Minas Gerais. Confira, a seguir, as datas previstas das próximas apresentações.

PREVDATA VAI ATÉ VOCÊ
EVENTO LOCAL DATA HORÁRIO
Apresentação de Resultados Rio Grande do Norte 29/05 14h
Apresentação de Resultados São Paulo (previsto) 26/06 09h