Prevdata atenta para reduzir perdas na crise

03/11/2020

Os investimentos de caráter previdenciário têm foco no longo prazo e, por isso, grandes oscilações conjunturais, como as que vêm ocorrendo em 2020 por conta das incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, não chegam a abalar o histórico de boa rentabilidade da Prevdata no longo prazo. Perceba conferindo nos gráficos abaixo o desempenho da Entidade, considerando as rentabilidades acumuladas nos planos PRV e CV nos últimos 12, 24 e 36 meses, bem como o acumulado obtido por outros índices de mercado nos mesmos períodos.

Ainda assim, na Prevdata, a equipe de gestão de investimentos mantém-se alerta quanto aos movimentos de curto prazo do mercado – que operou com grande volatilidade e teve um momento bastante negativo em setembro, fazendo os investimentos da entidade não conseguirem escapar da desvalorização.

Diretorias e analistas de investimentos permanecem preparados para agir, dentro do que prevê a Política de Investimentos, para mitigar riscos e prevenir ou reduzir perdas em cenários desfavoráveis. Contudo, o impacto negativo ocorrido em setembro trouxe reflexos importantes no Plano de Custeio da entidade para o próximo ano. Em função dos resultados apurados, é possível que haja a necessidade de revisão das premissas de custeio, que será conduzida de forma a reduzir seu impacto nas contribuições dos participantes e da Dataprev.

Mais detalhes sobre as mudanças serão divulgados após os estudos atuariais necessários para a elaboração do Plano de Custeio 2021. Aguarde!