Poupar na crise é sim possível e fundamental! Conheça algumas dicas

23/04/2020

A crise econômica provocada pela pandemia do Covid-19 em todo o mundo já tem afetado diversas famílias Brasil afora. E a perspectiva de recuperação não parece muito animadora no curto prazo. Especialistas ouvidos pelo jornal El País (clique aquipara saber mais) apontam que a reabilitação da economia mundial será lenta, a partir do terceiro trimestre, desde que a pandemia não seja reativada e o consumo não seja afetado por uma maior propensão à poupança.

Então surge a pergunta: como poupar em um momento como o atual? Seja para o futuro ou para alguma emergência no presente (esta segunda, principalmente para quem já é aposentado), é fundamental procurar caminhos que levem à redução de custos, mesmo diante de cenários desfavoráveis financeiramente.

Uma dica que vale para qualquer pessoa é restringir o consumo e adquirir somente o essencial, evitando supérfluos. A quarentena, portanto, torna-se uma grande aliada, já que impede gastos regulares com transporte, saídas para shoppings e restaurantes etc. O que não significa que o lazer precisa ser deixado de lado, uma vez que o confinamento pode servir para estimular a criatividade e as relações entre família. Conheça aqui algumas alternativas sugeridas pelo Serasa para garantir a diversão na quarentena.

O período também é interessante para organizar as finanças durante o tempo vago – que acaba sendo maior que o normal. Faça um levantamento da sua receita e das suas despesas ao longo dos últimos 3 meses, por exemplo, para ter uma noção mais ampla do seu orçamento e conseguir enxergar o que pode ou não ser priorizado e “descartado”, mesmo que momentaneamente. Se precisar de ajuda, acesse aqui e confira as dicas da Valor Investe.

Tomando essas atitudes, você perceberá que seu bolso ficará menos apertado e que o enfrentamento da crise, de certa forma, será amenizado.