Ao passo que a Prevdata oferece empréstimos a taxas mais baixas do que as praticadas por bancos e seguradoras, a entidade precisa cumprir com as obrigações atuariais dos seus planos de benefícios. Por isso, sobre a parcela mensal de empréstimo são aplicados juros mensais calculados pela Tabela Price mais a atualização monetária medida pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor do mês anterior. Assim, a prestação vai subindo conforme a inflação.
O QUE É A TABELA PRICE?
É um método de amortização usado no pagamento de empréstimos, que pressupõe prestações constantes, e, conforme as parcelas são pagas, a amortização do saldo aumenta e os juros do financiamento vão diminuindo.
Os juros são calculados como um percentual ao saldo devedor. Quanto menor o saldo, menor vai sendo o impacto dos juros mensais.
A taxa de juros cobrada varia de acordo com a instituição que concede o empréstimo. Na Prevdata, para podermos usar juros bem baixos, há também a atualização monetária do saldo, que é feita pelo INPC.
MENORES TAXAS
As taxas de juros praticadas pela Prevdata são de 0,45% (até 12 meses), 0,50% (13 a 36) e 0,54% (a partir de 37 meses) ao mês — taxas muito mais baixas do que as oferecidas pelo mercado aberto.
Para mais informações, Instruções Prevdata nº 161/2019 e nº 182/2022, que definem as normas para concessão e operacionalização de empréstimos e que estão disponíveis aqui para a sua consulta.