Plano CV: resultados da Prevdata no longo prazo tornam BPD opção inteligente ao sair da Dataprev

06/09/2022

É comum, ao se falar de investimentos, olhar o curto prazo, o que está acontecendo agora. Pois bem… os meses de julho e agosto de 2022 mostram um início de recuperação dos resultados dos investimentos da Prevdata, tanto no Plano PRV Saldado quanto no Plano CV. Com isso, no Plano CV, a cota deve já apresentar um movimento de crescimento em setembro, tendo em vista o seu cálculo “deslocado” no tempo (cerca de 45 dias).

É preciso, também, lembrar que resultados negativos de curto prazo podem parecer piores do que são ou mesmo não existirem, por conta da obrigação legal de “marcação a mercado” dos investimentos. Ou seja, mesmo o plano tendo títulos adquiridos que entregarão rentabilidades muito superiores nas suas datas de vencimento, esses títulos são precificados e contabilizados no plano diariamente pelo preço calculado pelo mercado, acompanhando variações negativas.

Mas mesmo considerando essas variações negativas indesejáveis de curto prazo, no longo prazo, o Plano CV continua apresentando rentabilidade superior àquelas apresentadas pelos principais índices financeiros e também pelos planos de previdência aberta concorrentes da Prevdata. Veja a comparação nos gráficos abaixo com dados de 2009 a julho de 2022:

Comparativo de Rentabilidade

Evolução da Cota Previdenciária

Assim, como o que importa para o participante é o resultado dos investimentos do plano no longo prazo, isso faz da modalidade de Benefício Proporcional Diferido (BPD) uma excelente opção para os participantes que saem da Dataprev.

No BPD o participante mantém o plano ativo, sem a obrigação de realizar as contribuições mensais. Sua reserva previdenciária continua recebendo a rentabilidade dos investimentos e, se quiser, poderá fazer contribuições adicionais voluntárias, que além de aumentarem o saldo acumulado, tem incentivo fiscal do imposto de renda.

Nesta opção o participante tem a liberdade de, a qualquer momento, optar entre o resgate das contribuições, portar para outro plano de previdência ou receber a renda mensal – se cumpridas as carências de idade e tempo de plano.

Lembramos que só é possível optar pelo BPD o participante que tiver, pelo menos, 3 anos (36 meses) de adesão ao Plano CV.

Para saber mais sobre como funciona o Benefício Proporcional Diferido (BPD) clique aqui.