Plano CV: entenda a diferença entre a rentabilidade das cotas e a dos investimentos

13/01/2020

A Prevdata calcula periodicamente dois tipos de rentabilidade no Plano CV – Prevdata II: a dos investimentos e a das cotas previdenciárias. A primeira consiste no acompanhamento da variação do patrimônio investido em cada um dos segmentos do mercado. Já a da cota previdenciária leva em conta, além da rentabilidade dos investimentos, os aspectos previdenciários e de custeio e suas respectivas entradas e saídas de recursos.

Mas você sabe o que é uma cota previdenciária?

Cota é uma unidade da conta de reserva do plano. Ao fazer uma contribuição, o participante adquire um determinado número de cotas. O saldo da reserva do participante é dado pelo número de cotas que possui vezes o valor da cota. Isso permite que a Entidade apure a participação individual de cada um no patrimônio total do Plano CV.

A cota diária na Prevdata

Essa apuração de valor da cota precisa ser diária – afinal, a qualquer momento pode haver uma demanda de participante que requeira um cálculo atualizado, com o valor da cota do dia (um aporte, por exemplo).

De forma a viabilizar a existência de uma cota diária, desde a criação do Plano CV, a Prevdata utiliza um método de cálculo que considera a cota deslocada no tempo, conforme descrito na INSTRUÇÃO PREVDATA 115/2009. Isso permite a definição de um valor de cota diário, mesmo havendo defasagem de tempo (cerca de 40 dias) entre o momento em que a contribuição é descontada no contracheque do participante e o seu efetivo recebimento pela Prevdata.

Esse deslocamento pode ser melhor entendido se fizermos uma analogia com o uso de um cartão de crédito na função internacional. Ao realizarmos uma compra em dólar hoje, o valor exibido em reais acaba sendo diferente daquele que será cobrado no mês seguinte, quando a fatura é fechada, pois as operadoras de crédito consideram o câmbio do dia do fechamento da fatura, e não o do dia da compra efetuada. Nesse caso, se a variação do dólar for negativa, melhor para o comprador.

 Um índice importante a ser considerado

O valor da cota, com esse cálculo deslocado no tempo, deve ser encarado pelo participante como elemento importante na sua cesta de investimentos: se baixou, não é momento para preocupar-se com a menor rentabilidade, mas sim para encarar isso como uma oportunidade para “comprar mais previdência” na Prevdata a “preços baixos”, aumentando a sua contribuição ou fazendo aportes!