Após quatro anos da última edição, a Prevdata realizou uma nova Pesquisa de Satisfação para verificar o grau de satisfação dos participantes em diferentes esferas, tais como o atendimento, a comunicação, a administração e a gestão dos investimentos. Todo o processo esteve sob a responsabilidade direta da Gestner — empresa especializada e independente que foi contratada para o serviço — e englobou a elaboração, a avaliação e o teste dos questionários, a aplicação das perguntas on-line, a verificação e a codificação dos questionários, além da digitação, tabulação, cruzamentos e análise dos resultados.
O estudo teve como principais objetivos: avaliar o grau de satisfação dos participantes quanto ao serviço oferecido pela entidade; identificar o comportamento dos participantes em relação as finanças pessoais, acompanhamento e avaliação da gestão dos planos; avaliar a efetividade das ações do Programa de Educação Financeira e Previdenciária, o incremento da eficiência da comunicação da Prevdata e de seu relacionamento com os participantes; bem como fornecer subsídios ao aprimoramento da gestão. A análise dos resultados indicou um nível de satisfação geral de 88%, dentre outros achados interessantes, listados a seguir:
- Planos de Previdência e seus Benefícios
Em relação aos participantes ativos, 88% consideram-se bem-informados sobre os Planos da Prevdata e os benefícios oferecidos. Esse percentual foi mais acentuado entre os assistidos, com 93%.
- Canais de Atendimento
87% dos entrevistados avaliaram os canais de atendimento como “Ótimo” ou “Bom”. Assistidos apresentaram o maior índice de satisfação, atingindo 92%. Na avaliação quanto à qualidade das informações, cordialidade e prazo de resposta, o índice de aprovação foi de 92%. - Conteúdo do Site
O item foi avaliado como “Ótimo” e “Bom” por 84% dos respondentes da pesquisa.
- Solicitação de Benefícios
87% afirmaram que estão satisfeitos com o processo de solicitação de benefícios da Prevdata. - Solicitação do Empréstimo Digital
Dos participantes que responderam à pesquisa, 88% avaliaram entre “Ótimo” e “Bom” o procedimento de empréstimo digital. - Canais de Comunicação
Em relação ao site da Prevdata, 85% dos participantes que responderam à pesquisa mostraram-se satisfeitos. Já o boletim eletrônico enviado por e-mail teve a aprovação de 81% dos respondentes. O Prevfolha, informativo impresso da entidade, foi avaliado como “Ótimo” e “Bom” por 79% dos entrevistados. - Relatório Anual de Informações
O nível de satisfação dos participantes em relação ao documento foi de 82%. - Gestão dos Investimentos
72% dos entrevistados avaliaram que as informações sobre a gestão dos investimentos são prestadas de forma satisfatória pela entidade. - Imagem da Prevdata
78% dos participantes apresentaram satisfação com a transparência da entidade. Já sobre a competência técnica dos empregados da Prevdata, o grau de satisfação foi de 84% — um aumento significativo em comparação à Pesquisa realizada em 2018, onde 65% mostravam-se satisfeitos com a competência da equipe.
A Prevdata agradece a todos que se dispuseram a responder ao questionário enviado pela Gestner. A participação de cada um de vocês foi fundamental e irá colaborar para que a entidade melhore cada vez mais a eficiência da sua gestão e dos planos de benefícios que administra, bem como o relacionamento com os seus diversos públicos.