O custeio dos planos de benefícios da Prevdata, assim como dos outros Fundos de Pensão, é calculado através da Ciência Atuarial.
O cálculo atuarial é um processo matemático e estatístico que considera parâmetros financeiros, populacionais, expectativa de vida, hipóteses sobre adoecimento e invalidez, crescimento salarial, constituição familiar, etc. Este estudo visa quantificar os benefícios oferecidos pelo plano, a fim de determinar quanto eles custarão no decorrer do tempo e, assim, definir as contribuições necessárias para custeá-los. Os cálculos são realizados por um Atuário, que é o responsável pela gestão atuarial dos planos de benefícios.
O pagamento dos benefícios é viabilizado por meio do recolhimento de contribuições mensais dos participantes e da Patrocinadora. Os recursos arrecadados são capitalizados, mediante aplicação no mercado financeiro, buscando-se melhor rentabilidade, liquidez e segurança. O objetivo é construir as reservas, que servirão de lastro para o pagamento dos benefícios futuros aos participantes e seus beneficiários.