Perguntas Frequentes

Qual o assunto?

Plano CV - Prevdata II — Recálculo da Renda em 2024

1. Por que não houve reajuste na renda programada dos assistidos em 2024?

Em 2024 não houve reajuste pois apesar do resultado positivo dos investimentos em 2023, ele não foi suficiente para cobrir as rentabilidades negativas de 2021  e 2022, período fortemente afetado pela pandemia.

Desta forma, para que haja a manutenção do equilíbrio do Plano CV, o regulamento prevê a redução das rendas. No entanto, a Prevdata optou por manter o valor da renda de 2023 para 2024.

2. A renda programada no Plano CV pode reduzir?

Sim. A renda tem variação anual, pois é estruturada pelo saldo de conta, considerando os resultados da rentabilidade líquida alcançada pelos investimentos do plano durante o ano, podendo ser negativo ou positiva.

3. O que é considerado pela Prevdata no momento do recálculo das rendas?

A renda mensal é ajustada anualmente, em janeiro, através do recálculo.

São considerados no ajuste: o saldo de conta do assistido posicionado em 31 de dezembro do ano anterior ao ajuste, a taxa atuarial e o prazo restante para pagamento.

A renda programada poderá manter o valor de 31 de dezembro do ano anterior, se o novo valor após o recálculo for inferior à renda paga no exercício anterior, conforme ocorreu em 2024

Como estabelecido no regulamento do Plano CV não há garantia de reajuste, o que ocorre é ajuste em sua renda através do recálculo que acontece em janeiro de cada ano, baseado no resultado dos investimentos.

Como toda visão de longo prazo, no caminho pode haver desvalorização da cota, rentabilidade negativa, mas no longo prazo a meta tem sido cumprida. Sempre é bom deixar claro que rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura, seja ela positiva e/ou negativa.