O custeio dos planos de benefícios da Prevdata, assim como dos outros Fundos de Pensão, é calculado através da Ciência Atuarial.
O cálculo atuarial é um processo matemático e estatístico que considera parâmetros financeiros, populacionais, expectativa de vida, hipóteses sobre adoecimento e invalidez, crescimento salarial, constituição familiar, etc. Este estudo visa quantificar os benefícios oferecidos pelo plano, a fim de determinar quanto eles custarão no decorrer do tempo e, assim, definir as contribuições necessárias para custeá-los. Os cálculos são realizados por um Atuário, que é o responsável pela gestão atuarial dos planos de benefícios.
O pagamento dos benefícios é viabilizado por meio do recolhimento de contribuições mensais dos participantes e da Patrocinadora. Os recursos arrecadados são capitalizados, mediante aplicação no mercado financeiro, buscando-se melhor rentabilidade, liquidez e segurança. O objetivo é construir as reservas, que servirão de lastro para o pagamento dos benefícios futuros aos participantes e seus beneficiários.
Sim, a legislação e os Regulamentos dos planos de benefícios da Prevdata preveem a contribuição, que é anualmente estabelecida no Plano de Custeio. Verifique aqui o custeio vigente.
Sim. O desligamento do plano de benefícios poderá ocorrer a qualquer momento, por solicitação formal do participante, mesmo que não tenha ocorrido a rescisão de contrato de trabalho com a Patrocinadora.
Entretanto, o resgate ou portabilidade da reserva de poupança só poderão ocorrer após a rescisão de contrato de trabalho.
Não, ele pode requerer sua adesão a qualquer tempo.
Em planos de previdência de Benefício Definido, como era o caso do Plano PRV Saldado, de maneira simplificada, a Joia, também conhecida como “contribuição amortizante”, era um valor em dinheiro que correspondia às contribuições que teriam sido vertidas no período de atividade anterior à inscrição do participante na Entidade. A Joia correspondia à reserva que teria sido constituída neste período anterior.
Consiste em um valor atuarialmente calculado, em função do sexo, idade, salário e tempo de vinculação à Previdência Social do empregado e tem por objetivo manter o equilíbrio atuarial do Plano de Benefícios.
No Plano CV – Prevdata II, por ser constituído na modalidade de Contribuição Variável, não há joia.
Os Aportes ou contribuições adicionais são valores extras que você deposita em seu plano CV - Prevdata II, sem a paridade da Dataprev, com o objetivo de aumentar seu saldo de contas, consequentemente seu benefício futuro, e pagar menos imposto de renda.
Da mesma forma que a contribuição mensal, o aporte reduz o IR no próprio contracheque.
Essa redução do IR, chamada "incentivo fiscal", está limitada a 12% de sua renda bruta anual.
Considerando-se um plano de benefícios equilibrado, onde o patrimônio coincide com as obrigações do plano, e que os recursos arrecadados estejam aplicados com uma taxa de retorno equivalente à taxa atuarial do plano de benefícios, a ausência de novos ingressos no plano não inviabiliza o pagamento dos benefícios.
Para melhor funcionalidade do site e suas aplicações, são coletados cookies não obrigatórios, de acordo com a política de monitoramento de cookies. Ao prosseguir com a navegação em nosso site você estará de acordo com estas condições. AceitoPrivacy Policy