Pautada pela transparência, live de apresentação de resultados de 2021 é realizada pela Prevdata

25/06/2022

Transparência: este foi o fio condutor da live de prestação de contas da Prevdata referente ao exercício de 2021, realizada no início de junho. Com base nos dados publicados no Relatório Anual de Informações (RAI), a apresentação explicou a situação conjuntural vivida ano passado e que se traduziu em resultados aquém do esperado nos investimentos da entidade. “A nossa live é um momento extremamente importante por que é o onde conseguimos traduzir o nosso RAI de uma forma mais simples e direta. O cerne do nosso negócio tem um tripé muito forte: resultado, responsabilidade e confiança. Confiança esta que se estabelece, sobretudo, com transparência e clareza”, declarou José Ivanildo Dias Júnior, presidente do Conselho Deliberativo da Prevdata, na abertura do evento.

“Tive a oportunidade de ver o relatório com antecedência e observei não apenas um formato bonito. O que mais me deixou satisfeito foi a Prevdata não ‘cobrir o sol com a peneira’ e sim colocar os fatos como eles estão, também deixando muito claro que a equipe da entidade tem competência para superar os desafios apresentados”, comentou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, logo em sequência, em referência ao fato de 2021 ter sido marcado por forte volatilidade no mercado financeiro e que teve seu cenário agravado por volta do 4º trimestre.

Como ressaltou Jorge Roxo, presidente da Prevdata, ainda durante a abertura da live, pensava-se que a recuperação econômica adviria naturalmente com o avanço das medidas sanitárias implantadas por quase todos governos, o que não aconteceu. “Tanto fatores internos quanto externos ocasionaram incertezas que agravaram a crise, ocasionando desvalorização em diversas classes de ativos. E a Prevdata, bem como seus pares de mercado, não passou indiferente a isso”, lembrou Roxo. “Nesse contexto, ainda que os planos administrados não tenham nos contemplado com os retornos esperados, podemos dizer que o bom histórico de rentabilidade do PRV Saldado e do CV – Prevdata II nos deixa confortáveis para afirmar que os investimentos em previdência complementar continuam sendo excelente mecanismo formador de reservas e de garantia de uma maior qualidade de vida na fase pós laborativa, especialmente se objetivamos o nosso investimento na perspectiva do longo prazo”, concluiu.

Antes da apresentação dos números, houve ainda o relato de Renato Eisele, consultor da Aditus, que parabenizou a equipe de investimentos da Prevdata no que tange a redução dos riscos para melhor aproveitamento dos ativos da carteira dos planos PRV e CV. “Agora, temos o desafio de calibrar o retorno dos investimentos de maneira a reduzir ainda mais os riscos, para enfrentarmos um período de eleição muito complicado e de inflação ainda elevada, de modo que a gente consiga conservar o poder de compra dos ativos no médio e longo prazos”, pontuou Renato.

Em seguida, a equipe técnica da Prevdata comentou os resultados obtidos pela entidade no exercício de 2021. Fábia Benitah, coordenadora de Atuária e Benefícios, mostrou um retrato da evolução do patrimônio, da população de participantes e assistidos atendida e do Plano de Custeio para o exercício de 2022. Já Mozart Donato, coordenador de Investimentos, foi o responsável por comentar detalhes sobre a alocação e a rentabilidade dos investimentos das carteiras dos planos.

O bom histórico de rentabilidade da Prevdata no longo prazo, comparado com índices de mercado (benchmarks) e outros planos de benefícios oferecidos por entidades abertas — com características semelhantes às dos Planos PRV e CV — foi abordado por Felipe Picanço, da Controladoria. Ele também citou aspectos relacionados à administração, como as receitas e despesas administrativas, dentre outros.

A live foi encerrada com respostas às dúvidas dos participantes coletadas ao longo da apresentação. Andrea Corrêa, coordenadora de Seguridade e Empréstimos, foi quem as esclareceu. “A gente reconhece o desconforto com a falta de atualização da área do participante no site da Prevdata”, começou Andrea ao falar do principal questionamento recebido. “Foi feita uma migração muito importante de sistemas, que está funcionando perfeitamente internamente na entidade. Quem nos procura pelo Fale Conosco, prontamente recebe um retorno”, reforçou. A coordenadora também explicou pontos sobre a rentabilidade da cota do Plano CV e do impacto do aumento da inflação nas parcelas de empréstimo.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Após o evento, os participantes foram convidados, via comunicado por e-mail, a responder uma rápida pesquisa para avaliar o conteúdo da live, seu modo de apresentação e a clareza na exposição dos assuntos. Em seu contexto geral, o evento foi classificado como ótimo ou bom por 96,1% dos respondentes, que deram feedbacks positivos parabenizando a equipe da Prevdata e a riqueza das informações prestadas.

REVEJA

A live permanece disponível no canal oficial da Prevdata no YouTube. Caso não tenha assistido ou queira rever, confira o vídeo abaixo, na íntegra.