O Olhar do Presidente: resgate parcial, aposentadoria e longevidade — o futuro em suas mãos!

28/01/2000

Iniciamos 2025! Desejamos a todos os participantes (ativos e assistidos) e beneficiários um ciclo de muita paz e projetos pessoais realizados com muita consciência previdenciária!

Após 48 anos de trabalho, sendo 33 dedicados ao mercado de seguros e previdência, tive a oportunidade de adotar como missão de vida profissional o segmento de fundos de pensão. Ao longo desse período conheci milhares de participantes, centenas de patrocinadoras, entidades e algumas dezenas de reguladores, dentro e fora do Brasil.

Durante a caminhada como supervisor, tratei de pautas ligadas ao ciclo de vida, mercado de trabalho, sistemas previdenciários e educação financeira, como parte de uma ideia maior vinculada à dignidade da pessoa humana.

Após décadas de existência, o modelo de fundos de pensão brasileiro continua sendo uma referência para os países em desenvolvimento. A rigor, há 51 anos as entidades fechadas pagam anualmente, aproximadamente, R$ 100 bilhões em benefícios. A Prevdata é uma dessas entidades.

Costumo dizer que os chamados “poderosos” fundos de pensão brasileiros são, na verdade, o resultado do esforço conjunto entre patrocinadoras — empresas com uma visão avançada em gestão de pessoas — e trabalhadores, em sua grande maioria, de classe média.

A poupança previdenciária de cada trabalhador(a), construída ao longo do ciclo de vida profissional, é influenciada por diversos fatores como o aumento da expectativa de vida, a variação das taxas de juros, a estabilidade econômica e a performance na gestão dos recursos.

Diante de tantos detalhes que envolvem a estruturação e a manutenção de uma reserva previdenciária — cujo montante será determinante para assegurar o padrão de renda e, portanto, a sua dignidade no encerramento do ciclo profissional —, é fundamental pensar duas vezes antes de lançar mão do resgate parcial.

A depender do momento na carreira, do tempo de empresa e da idade, talvez a capacidade de reposição do valor resgatado fique comprometida e isso certamente impactará o valor do seu benefício no momento da aposentadoria. É importante refletir sobre esse ponto.

Como alternativa, caso haja a necessidade de levantar recursos por alguma razão, a Prevdata oferece uma excelente opção por meio de empréstimos com taxas altamente competitivas em relação às oferecidas pelas instituições financeiras.

Vale lembrar que você é o maior ativo da Dataprev, e, por isso, a patrocinadora também investe no seu futuro! Encerro ressaltando que o tempo passa rapidamente e que, no caso da previdência complementar, o futuro está em suas mãos!

Carlos De Paula
Presidente Executivo da Prevdata