SAIBA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS
O benefício do seu plano de previdência será pago com o dinheiro de sua contribuição, mais a contribuição que a Dataprev fez em seu nome e mais a rentabilidade desses recursos investidos no mercado financeiro.
Muitas vezes, pensamos que investimentos são complexos, assunto apenas para especialistas. Mas é importante saber que eles estão no nosso cotidiano e é importante para quem tem um plano de previdência complementar acompanhar o assunto, uma vez que sua futura aposentadoria depende da rentabilidade dos investimentos do fundo de pensão.
Entidades de Previdência Complementar, como a Prevdata, por fazerem a gestão de patrimônio coletivo, só podem investir os recursos dos planos de benefícios seguindo rígidas normas de segurança, rentabilidade e liquidez. A Resolução 4.661, de 25 de maio de 2018, do Conselho Monetário Nacional, traz importantes exigências a serem cumpridas pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC:
- Diretrizes para aplicações dos recursos;
- Exigência de Política de Investimentos;
- Limites de alocação, concentração e enquadramento de investimentos;
- Vedações;
- Exigência de contratação de custódia;
- Riscos a serem controlados e medidos.
Além disso, as EFPC só podem aplicar em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior, imóveis e operações com participantes (empréstimos).
Elas também precisam ter um AETQ, Administrador Estatuário Tecnicamente Qualificado, que é o responsável pela gestão, alocação, supervisão, controle de risco e acompanhamento dos recursos garantidores de seus planos e pela prestação de informações relativas à aplicação desses recursos.
A EFPC tem que ter também uma política de investimento para a aplicação dos recursos de cada plano por ela administrado. (conheça as políticas de investimentos dos planos da Prevdata).
Vamos falar sobre termos e tipos de investimentos, para que você conheça e acompanhe de perto tudo o que a Prevdata faz. Para isso, faremos uma série de notas, tratando de cada tipo de investimento em nossa carteira. Acompanhe!