Mais de 140 empregados da Dataprev participam da palestra sobre planos da Prevdata e nova Lei de Tributação

04/04/2024

No último dia 3, a convite da área Qualidade de Vida, a Prevdata realizou palestra online, via Teams, sobre os Planos da entidade e a nova Lei de Tributação nº 14.803, de 10/01/2024 para os empregados da Dataprev.

O evento foi conduzido pela Coordenadora de Seguridade e Empréstimo da entidade, Andréa Corrêa, que abordou a importância de cada participante acompanhar seu plano de perto. Uma das opções que a Coordenadora sugeriu é utilizar o Simulador de Benefício e Contribuições, disponível no site da Prevdata, para verificar se o benefício simulado está indo ao encontro de com a expectativa do benefício futuro e, caso não esteja, que simulem aportes mensais ou esporádicos, maior tempo de contribuição, entre outros. Também foi abordado o Simulador de Aporte e Incentivo Fiscal, em que é possível visualizar qual o valor necessário de aporte para aproveitar ao máximo o benefício fiscal, além de contribuir para o aumento do saldo de conta.

Sobre a nova Lei de Tributação foi esclarecido pela Coordenadora: “A nova Lei mudou o momento da escolha pelo regime de tributação no Plano CV. Antes o participante precisava decidir entre o regime progressivo ou regressivo na adesão ao Plano. Agora, essa opção pode ser realizada até o momento da concessão do seu benefício ou antes do primeiro resgate de contribuições”.

Para auxiliar na escolha pelo regime de tributação, Andréa Corrêa apresentou o novo Simulador de Tributação da Prevdata. Nele é possível avaliar os diferentes regimes tributários  para realidade de cada participante. Para acesso ao simulador é preciso estar logado na Área do Participante do site. A Coordenadora afirma “Feita a opção de tributação, a partir de janeiro de 2024, o participante não terá mais o direito de, posteriormente, mudar o tipo de regime”.

O evento foi finalizado com a Prevdata disponibilizando os canais para atendimento, como o Fale Conosco (www.prevdata.org.br/fale-conosco) e informando sobre a possibilidade de atendimentos individuais — presenciais ou via Teams — que também devem ser agendados pelo Fale Conosco.