Investimentos dos Planos PRV e CV encerram 2022 com rentabilidade positiva, mas abaixo das metas atuariais

03/02/2023

O fim de 2022 foi marcado por forte volatilidade no mercado financeiro, em virtude do risco de recessão nos Estados Unidos e na Zona do Euro, e dos possíveis rumos da política fiscal brasileira — fatores que preocuparam (e ainda tem preocupado) os investidores.

Nesse contexto, após resultados negativos em novembro, os investimentos do Plano PRV Saldado tiveram recuperação em dezembro, fechando o mês com índice positivo (de 0,26%). Contudo, o percentual não foi suficiente para o alcance da meta atuarial do plano, no mês, estabelecida em 1,11%.

No período, o Plano CV – Prevdata II foi mais afetado, encerrando dezembro com rentabilidade negativa de -0,94%, abaixo da meta de 0,96%.

Já no acumulado do ano, a rentabilidade global dos investimentos do Plano PRV foi de 8,84% (equivalente a 2,49% abaixo da meta de 11,33%), enquanto no Plano CV, o acumulado foi de 3,06% (índice 6,33% abaixo da meta de 9,39%).

ÍNDICES ABAIXO DA META NÃO SIGNIFICAM PREJUÍZO

Cabe lembrar que esse fato apenas traduz que os retornos anteriormente previstos pelos cálculos atuariais realizados pela Prevdata não se confirmaram. A área de gestão dos recursos, juntamente com a Diretoria Executiva, Comitê de Investimentos e do Conselho Deliberativo promovem estudos de revisão das estratégias a fim de que, no horizonte dos Estudos de Asset Liability Management (ALM) — respeitando o perfil de cada plano previdenciário e seu respectivo objetivo para o horizonte de 5 anos —, promover as adequações necessárias a fim de recompor a rentabilidade que neste momento está abaixo da meta dos planos.

Mais esclarecimentos serão divulgados em breve, por meio do Panorama — boletim eletrônico trimestral de investimentos enviado pela Prevdata por e-mail a todos os seus participantes e assistidos. Aguarde!