Previdência complementar fecha primeiro quadrimestre de 2017 com resultados positivos
Segundo a Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a rentabilidade obtida pelas carteiras de investimentos dos fundos de pensão, no primeiro quadrimestre de 2017, mostra que o desempenho dos investimentos é positivo no acumulado do ano e nos últimos doze meses, confirmando a tendência de recuperação do mercado.
Até abril, os ganhos somados pelo setor foram de 3,98%, enquanto a TJP (Taxa de Juros Padrão) alcançou 3,26% no período. Considerando os doze últimos meses, essa situação se mantém, com o retorno das carteiras atingindo 11,30%, diante de TJP de 10,86%.
A métrica mais importante, no entanto, é o resultado da poupança previdenciária nos últimos 15 anos. Os ganhos acumulados pelos investimentos das entidades, no período citado, foram de 592%, frente a uma meta de 447%.
PRV Saldado e CV – Prevdata II apresentaram desempenho superior à meta
O relatório de investimentos da Prevdata, divulgado em maio, registra o reflexo da movimentação política e econômica sobre o mercado interno, em especial, sobre as aplicações dos planos de benefícios. De acordo com o referido relatório, a grande turbulência ocorrida no cenário político trouxe efeitos adversos para a economia. Os segmentos que representam ativos de maior risco, como renda variável e investimentos estruturados, foram os que mais sofreram no mês.
Apesar disso, os resultados acumulados nos dois planos entre janeiro e abril, mostraram-se positivos e superiores às metas.
O Plano PRV Saldado chegou a abril registrando rentabilidade acumulada de 4,00%, com uma meta de 2,96%.
Já o Plano CV – Prevdata II, no mesmo período, atingiu a rentabilidade de 5,88%, sendo a meta prevista de 2,95%.
Os resultados vêm se mantendo acima das metas, ao analisarmos maio e junho, conforme os Relatórios de Investimentos disponíveis no site. Confira!
As aplicações da Prevdata seguem as determinações da Política de Investimentos aprovada pelo Comitê de Investimentos e pelo Conselho Deliberativo, anualmente.
Fonte: Abrapp e Prevdata