Na manhã da segunda-feira (27), a equipe de investimentos realizou o “II Encontro com a Prevdata”: uma live que mostrou aos participantes as estratégias de alocação dos ativos financeiros e os resultados obtidos no fechamento do 1º semestre de 2020 – período marcado pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 e com alta volatilidade no mercado de capitais. O evento durou pouco mais de 1h30 e foi realizado pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os investimentos nos Planos PRV Saldado e CV – Prevdata II, dentre outras questões.
A live teve início com uma contextualização do cenário econômico nos últimos 6 meses e perspectivas para o 2º semestre, feita pelo convidado Renato Eisele, representante da Aditus – empresa de consultoria financeira que presta serviço de análises de investimentos e de risco à Prevdata. “No final de 2019 já existia uma necessidade de aumento de risco para obter um retorno maior das carteiras. Até meados de março, essa foi uma boa estratégia. Mas com a crise da pandemia, o impacto nos resultados foi forte”, explicou. “Ainda assim, as diretrizes de maior exposição aos riscos foram mantidas e se mostraram adequadas, pois, ao final do primeiro semestre, as Entidades apresentaram resultados excelentes, demonstrando boa recuperação”, continuou. Renato afirmou, ainda, que essa nova realidade de maior exposição vai ser cada vez mais comum daqui pra frente. “Esse movimento já tinha sido percebido pelo próprio órgão regulador do sistema: a Resolução CMN nº 4.661, publicada pela Previc em 2018, trouxe alguns limites extras para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) atingissem seus objetivos com mais exposição ao risco. O grande desafio daqui pra frente – não apenas para a Prevdata, mas para todas as EFPCs – será como a gente irá se adaptar e fazer essa mudança de portfólio”, concluiu.
Em seguida, a audiência pôde conhecer mais a fundo o trabalho realizado pela equipe de investimentos e como são feitas as aplicações dos Planos PRV (“Prevdata 1”) e CV (“Prevdata 2”). Carlos Eduardo Gomes Villar, Diretor de Administração e Finanças, introduziu o tema, explicando brevemente que todas as decisões da área são fruto de uma gestão compartilhada. “Nenhuma alocação na Prevdata é feita sem ter sido previamente aprovada por diferentes instâncias. Prospectamos ativos, debatemos internamente na equipe de investimentos, encaminhamos para a Diretoria Executiva e, depois, eles seguem para avaliação do Comitê de Investimentos para, enfim, serem aprovados ou não pelo Conselho Deliberativo”, esclareceu. Em seguida, falou sobre os resultados consolidados.
Mozart Donato, coordenador da área e responsável pelas aplicações em Renda Fixa e Investimentos Estruturados, e Alberto Passarelli, responsável pelas carteiras de Renda Variável, deram continuidade ao encontro falando sobre as rentabilidades dos segmentos em cada Plano ao longo de 2020. “Quando o cenário se modifica na velocidade que aconteceu, muito em função da pandemia, mostra o quanto é importante a seletividade dos ativos, a avaliação dos componentes de risco e uma sólida estrutura de governança. É importante pontuar que todos esses componentes são criteriosamente avaliados pela Prevdata e refletiram no resultado apresentado no primeiro semestre”, comentou Donato. “Com certeza não é o resultado que nós gostaríamos de apresentar, mas, sobre a ótica do impacto da pandemia, ele foi bastante positivo. Apesar de algumas variáveis políticas, como eleições nos Estados Unidos e a reforma fiscal aqui no Brasil, acreditamos em um segundo semestre positivo para os investimentos da Entidade, dando continuidade ao movimento de recuperação iniciado no segundo trimestre de 2020”, concluiu.
Por fim, os participantes mostraram-se satisfeitos com mais essa iniciativa de transparência da Entidade. No YouTube, onde os comentários estavam abertos ao público, mensagens de agradecimento e parabenização foram publicadas, além de outras dúvidas que serão respondidas por e-mail pela Prevdata aos que se identificaram.
A live está publicada na íntegra no canal da Prevdata no YouTube. Aproveite e inscreva-se no canal para receber esta e outras notificações assim que novos vídeos forem colocados no ar por lá!