ICSS: Qualificação em alta

12/07/2017

O ICSS encerrou o primeiro semestre de 2017 com 442 dirigentes e profissionais certificados e 242 recertificados no período. São números que permanecem dentro de uma média elevada de certificações e recertificações que o Instituto vem mantendo e que atestam o perfeito entendimento que se tem hoje e cada vez mais do quanto é importante contar com quadros dirigentes altamente qualificados.
Na primeira metade deste ano foram 329 dirigentes e profissionais certificados por experiência, 41 por prova e 72 por capacitação, totalizando os 442 que se certificaram nos primeiros seis meses de 2017.
Com isso, sobe agora a 5.882 o contingente de dirigentes e profissionais certificados desde 2010, ano em que o ICSS começou – no mês de agosto – a certificar. As recertificações iniciaram em igual mês três anos mais tarde, isto é, em 2013, e o número de recertificados alcança agora 1916.
Tais números mostram a previdência complementar fechada cada vez mais centrada no objetivo de melhor preparar os seus quadros dirigentes e profissionais. Afinal, está mais que claro que o fomento só será um projeto factível se tiver uma gestão altamente capacitada a sustentá-lo.
Orgulho e reconhecimento – Por trás desses números encontram-se profissionais naturalmente orgulhosos do estágio que alcançaram em suas carreiras e que, por isso mesmo, constituem uma comunidade também valorizada pelo conjunto do sistema. Prova dessa valorização é que está nos planos do Instituto, por exemplo, iniciar em breve consulta a base de certificados em busca de autorização para que tenham os seus nomes incluídos em uma lista a ser publicada em seguida no site do ICSS. A expectativa é de que a relação divulgada na rede logo seja vista como um ato de reconhecimento de uma alta qualificação obtida.
Uma segunda prova desse reconhecimento é a decisão de tornar essa comunidade de certificados e recertificados um grupo cada vez mais interligado. Isso se materializará através do envio de mensagens do ICSS para os profissionais, via celular em SMS, dentro em breve, segundo ficou decidido em recente reunião da diretoria do Instituto. Por meio deste canal, o destinatário receberá alertas personalizados sobre assuntos como sua adesão ao PEC, vencimento de certificado e pontuação necessária para a recertificação.

Fonte: Jorge Wahl