Glossário

Apresentamos, a seguir, o significado de termos, expressões, palavras, abreviaturas e siglas relacionados à Previdência Complementar.


Marcação a Mercado

Procedimento de estabelecer o preço do ativo pelo valor diário de mercado, com o intuito de saber quanto vale uma carteira de investimentos. Consiste em registrar todos os títulos, para efeito de valorização e cálculo de cotas dos fundos de investimento, pelos preços transacionados no mercado em casos de ativos líquidos (negociados) ou, quando este preço não é observável, pela melhor estimativa de preço que o ativo teria em uma eventual transação feita no mercado. Essa marcação normalmente ocorre após o horário regular de negociação, levando-se em consideração o preço de fechamento de cada título.


Marcação na Curva

Procedimento de estabelecer o preço do ativo pelo valor contratado, considerando-o em carteira até o vencimento, com o objetivo de saber quanto terá de retorno naquele investimento. A marcação na curva é uma abordagem que pode ser utilizada caso o título seja mantido em carteira, para ser resgatado somente no seu vencimento. Nessa situação, o valor do título corresponderá ao custo de aquisição, acrescido da atualização pelo indexador vinculado ao papel e dos juros, ambos calculados sobre o valor de face (valor de emissão) do título.


Margem Bancária

Indicador usado em análise financeira do balanço de bancos. A margem bancária expressa a relação entre a receita bancária da instituição e a média dos seus ativos rentáveis e pode ser utilizado como uma estimativa do retorno dos ativos bancários da instituição.


Margem de Garantia

Depósito efetuado junto às bolsas para garantir a boa liquidação das operações contratadas. Realizado em dinheiro, títulos ou fiança bancária, de acordo com os critérios fixados pela bolsa, que deverá ser mantido até o vencimento ou liquidação do contrato a termo, futuro ou de opções.


Mercado a Termo

Abrange as negociações realizadas nas bolsas de valores e nas bolsas de mercadorias (commodities) com vencimento acertado entre as partes para no mínimo cinco dias depois (em geral, 30, 60, 90 até 180 dias).


Mercado à Vista

Negócio com ativos, títulos e valores mobiliários que se liquida à vista.


Mercado Aberto (Open Market)

Mercado de compra e venda de títulos públicos orientado e fiscalizado pelo Banco Central. Instrumento de política monetária para expandir ou contrair as disponibilidades em dinheiro no mercado financeiro, e otimizar a liquidez da economia.


Mercado Comum

Segmento do mercado de capitais onde se negociam ações de companhias. O mercado de ações viabiliza a substituição dos acionistas sem alteração do contrato social que é o estatuto da companhia. Os negócios com ações se realizam no mercado de Bolsa de valores e no mercado de balcão.


Mercado de Ações

Segmento do mercado de capitais onde se negociam ações de companhias. O mercado de ações viabiliza a substituição dos acionistas sem alteração do contrato social que é o estatuto da companhia. Os negócios com ações se realizam no mercado de Bolsa de valores e no mercado de balcão.


Mercado de Balcão

Mercado de títulos onde as transações são realizadas por telefone ou outros meios eletrônicos entre instituições financeiras. Não existe um local específico para negociação, como uma bolsa de valores ou de mercadorias, por exemplo. A maioria dos instrumentos de renda fixa e ações de empresas não registradas em bolsas de valores é negociada no mercado de balcão.