Segundo o levantamento “Indicadores de Gestão de Investimentos” (IGI) realizado pela Abrapp, as entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) apresentaram rentabilidade bastante superior se comparada à previdência aberta no ano passado. O estudo também demonstra que, considerando o período de 36 meses, o retorno médio anual das EFPCs marcou 11,78%, índice também superior às abertas, com 10,37%. Isso comprova que investir no seu fundo de pensão é mais vantajoso do que aplicar recursos em bancos, seguradoras e/ou poupança!
Pelo IGI, pode-se notar que, em 2018, os fundos de investimentos voltados para as EFPCs tiveram retorno líquido médio de 9,31%, contra 6,74% dos fundos das entidades abertas. Na Prevdata, a rentabilidade no ano foi ainda maior que a média do sistema fechado: 10,04% no Plano CV e 10,33% no Plano PRV. Cabe lembrar, ainda, que a meta atuarial estabelecida para ambos os planos era de 9,13% (5,5% + INPC).
Se analisarmos a performance da rentabilidade da Prevdata desde 2009, ano de lançamento do Plano CV, o resultado é igualmente indiscutível. Confira: