Todo o segmento de previdência complementar tem sido afetado pela conjuntura econômica desfavorável e a Prevdata não é exceção: em outubro, a rentabilidade obtida com os investimentos dos Plano PRV Saldado e CV – Prevdata II foi novamente negativa (saiba mais aqui). Porém, a gestão dos investimentos em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar é sempre realizada com foco no longo prazo, — já que a EFPC precisa pagar benefícios aos assistidos por extensos períodos. E, nesse quesito, a Prevdata continua com números bem acima daqueles obtidos por planos de previdência oferecidos pelas Entidades Abertas (bancos e seguradoras). A seguir, confira um comparativo que produzimos especialmente para que você, participante do Plano CV, perceba que o seu investimento, apesar de não estar rendendo como o esperado, está no melhor lugar: conosco!
Considerando o período desde a sua criação, em 2009, até setembro de 2021, o Plano CV – Prevdata II obteve uma rentabilidade global acumulada de 236,25%, bem maior que o acumulado por planos oferecidos pela Brasilprev e previdências do Bradesco, Icatu e outras Entidades Abertas, conforme o gráfico abaixo:
Já a cota previdenciária, no mesmo período, valorizou de 1,000 para 3,3625 — índice também superior às cotas dos planos acima citados e do IPCA:
Não à toa, recomendamos: quanto ao seu investimento na Prevdata, é preciso ter calma e esperar o desenrolar desse cenário desfavorável. Realizar um resgate, por exemplo, pode ser uma atitude precipitada, uma vez que seria igualmente difícil reinvestir o seu dinheiro no momento atual. A portabilidade para um banco ou seguradora também pode não parecer vantajosa — o que está comprovado na comparação acima (Entidades Abertas possuem retornos menores que os alcançados pela Prevdata no longo prazo).