Entrevista com o novo presidente executivo da Prevdata

04/08/2023

Álvaro Botelho lembra sua trajetória e fala sobre perspectivas para o futuro da entidade

Após processo seletivo conduzido pelo Conselho Deliberativo da Prevdata no mês de maio de 2023, Álvaro Luis Pereira Botelho foi escolhido para ocupar o cargo de presidente executivo da entidade. Figura já conhecida por grande parte dos participantes e assistidos, Álvaro conversou com o Prevfolha e revelou grande satisfação pelo reconhecimento, além de ter citado expectativas para o seu mandato e o futuro da Prevdata. Confira, a seguir.

Prevfolha: Você tem uma longa história com a Dataprev e a própria Prevdata. Como tudo isso começou?
Álvaro: Minha relação com a Prevdata vem desde 2005 quando fui membro do Conselho Fiscal da Dataprev e se intensificou quando passei a atuar como Diretor da Dataprev de 2006 a 2017. Liderei, pela Dataprev, a aprovação do processo de saldamento do Plano PRV e a criação do Plano CV, e apoiando a recuperação e desenvolvimento da Prevdata. Fiz parte do Comitê de Investimentos de 2017 a agosto de 2020, membro eleito do Conselho Fiscal de setembro de 2020 até maio de 2023. Vale ressaltar que sou Profissional Certificado com Ênfase em Investimentos pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS.

Prevfolha: E já sendo membro do Conselho Fiscal da Prevdata, por que decidiu participar do processo seletivo para a presidência executiva da entidade?

Álvaro: Fui incentivado por diversas pessoas, principalmente por participantes e assistidos da Prevdata. Havia também a minha expectativa de que poderia contribuir ainda mais com o avanço e a solidez da entidade e dos recursos que são fundamentais para o futuro de nossas famílias, pois também sou participante do Plano CV – Prevdata II. Ao saber que tinha sido selecionado, tive grande satisfação, pois havia diversas exigências a serem cumpridas dentro de um processo seletivo que foi muito bem conduzido pelo Conselho Deliberativo, em minha opinião.

 

Prevfolha: A Prevdata de agora é bem diferente daquela que você conheceu em meados dos anos 2000. Quais as principais diferenças que você observa na entidade ao comparar esses dois momentos?

Álvaro: Quando assumi a Diretoria da Dataprev em 2006, a situação da Prevdata era muito complicada. Estimava- se que, se nada fosse feito, a entidade correria o risco de insolvência. Depois de muito esforço conjunto entre Dataprev, Prevdata – incluindo seus Conselhos, e órgãos do Governo Federal à época, conseguimos aprovar o saldamento do Plano PRV e a criação do Plano CV. Fizemos, na Dataprev, um adiantamento significativo de aporte de recursos, além das melhorias de gestão na Prevdata — o que permitiu que a entidade recuperasse seu equilíbrio e pudesse avançar ao longo dos anos com resultados positivos e condições de superar situações de turbulência para garantir a segurança e solidez da gestão dos seus ativos.

Prevfolha:  Quais são as suas principais expectativas como presidente executivo da Prevdata a partir de agora?

Álvaro: Existem muitos desafios a serem superados e diversas oportunidades de melhorias. A Prevdata conta com uma equipe qualificada e muito dedicada, com o apoio da Patrocinadora, com o engajamento de participantes e assistidos, e a atuação efetiva dos Conselhos da entidade. Buscaremos evoluir na melhoria dos resultados, na segurança na gestão dos ativos, na otimização de custos, na minimização de riscos, na modernização da gestão, de forma a cumprir a missão de administrar planos de previdência complementar com excelência e transparência, atendendo com responsabilidade às expectativas e cumprindo os compromissos com participantes, assistidos e patrocinadores.

 

Prevfolha: E na sua visão, como participante do Plano CV, qual a importância do investimento em previdência complementar?

Álvaro: O investimento em previdência complementar é fundamental para prover melhores condições de vida quando estivermos além de nosso período de atividade laboral.  É uma fase da vida onde precisamos de recursos para suportar nossa sobrevivência e algumas despesas crescentes — com relação à serviços de saúde, por exemplo — permitindo mais tranquilidade depois de tantos anos de labuta. Também para prover maior segurança para nossas famílias. E essa é a grande diferença: previdência complementar visa garantir nossa poupança para quando vamos precisar bem lá na frente, quando nossa capacidade de trabalho diminui.

 

Prevfolha: Que mensagem daria aos seus colegas da Dataprev que ainda não são participantes da Prevdata?

Álvaro: Além do que já disse anteriormente, é importante realçar a grande vantagem para os participantes vinculados à patrocinadora, pois a Dataprev contribui na mesma paridade que o participante para formação da poupança de cada um no plano. A Prevdata é especializada em previdência complementar, com visão e objetivos de longo prazo buscando garantir nossos recursos quando mais iremos precisar. Oferece ainda benefícios de risco e linha para empréstimos com condições mais favoráveis. Além disso, por não ter fins lucrativos, os resultados positivos são incorporados para a própria entidade, que pertence a seus participantes e assistidos. São muitas as vantagens.

Prevfolha: E que o diria aos já participantes para reforçarem a sua confiança na Prevdata?

Álvaro: Temos as melhores expectativas, apesar dos desafios. A Prevdata é uma entidade sólida, estruturada, que provou sua capacidade e expertise ao atravessar períodos de extrema turbulência na economia e na política do País, agravada pela pandemia da Covid-19. O Brasil hoje retorna à uma situação de estabilidade política, de avanços na economia e na gestão pública, que devem permitir melhores condições de crescimento e desenvolvimento, que tendem a trazer resultados positivos para as nossas instituições.