EFPCs no Brasil entre as mais seguras do mundo!

30/09/2019

Surpreso? Compreensível, pois esta não é ainda a imagem que o público brasileiro possui dos fundos de pensão do país, infelizmente. Mas o fato é que, de acordo com dados do Consolidado Estatístico da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) referentes ao final de 2018, a solvência das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) no Brasil é de 98%, acima dos fundos de previdência dos EUA, da Alemanha ou do Canadá. Entenda-se por “solvência” a capacidade dos ativos de um fundo de previdência cobrirem as obrigações presentes e futuras dos seus planos de benefícios.

Vários são os motivos para tanto. Um deles, estrutural, refere-se à percepção do segmento quanto à necessidade de boa governança nas fundações. Junto com fatores conjunturais, a melhor governança levou ao recuo do deficit das instituições (no conjunto, o menor desde 2013) e a um melhor resultado dos investimentos.

A Prevdata, neste quadro de equilíbrio e segurança do segmento de previdência complementar, está muito bem posicionada. Somam-se à solvência de seus planos e os bons resultados dos investimentos alcançados pela Entidade.

Saiba mais sobre a comparação de solvência das EFPCs do Brasil com as de outros países aqui.