Participantes estão relatando que o preenchimento automático da declaração de IR está trazendo valores divergentes dos dados que constam do Informe de Rendimento da Dataprev, em relação às contribuições à Prevdata. A Prevdata abriu chamado junto à Receita Federal, que, em resposta, informou que procederia ao reprocessamento dos dados enviados.
Isso está sendo relatado na mídia também, sobre todo o preenchimento automático, inclusive com informações de despesas médicas, indicando que deve ser sempre conferido com seus informes. Os veículos têm reiterado que os contribuintes não se apressem e confiram os dados com calma, pois o prazo final da entrega da declaração é dia 31 de maio.
Nesse sentido, a Prevdata reforça:
- Quem só tem Plano CV pagando em folha:
Use o valor do Informe de Rendimentos da Dataprev.
- Quem só tem Plano CV e fez pagamentos por boletos:
Use o Informe de Rendimentos da Dataprev + contribuições avulsas, pagas por boleto, disponível em https://www.prevdata.org.br/area-do-participante/demonstrativos-ir.
- Quem tem os dois planos:
Avalie como vai lançar, incluindo ou não o Plano PRV na dedução fiscal, já que a Receita Federal não vem aceitando as contribuições do plano saldado, conforme explicamos em https://www.prevdata.org.br/planos-de-beneficios/plano-prv-saldado/tributacao.
Todos podem conferir essas informações discriminadas em https://www.prevdata.org.br/area-do-participante/contribuicoes-discriminadas, onde separamos as contribuições por plano, as contribuições de 13º (que têm tributação exclusiva na fonte) e as contribuições por boleto bancário, que também precisam ser incluídas na declaração.