Descubra como se defender dos principais golpes aplicados em idosos

04/11/2024

A cada dia, os idosos são alvo de novas e sofisticadas fraudes, principalmente por conta da complexidade do mundo digital e a dificuldade de acesso a serviços bancários, somada à precariedade do atendimento a esse tipo de público. Desde ligações e mensagens falsas de bancos até golpes envolvendo maquininhas adulteradas, as artimanhas dos criminosos se multiplicam.

Por tudo isso, a Prevdata entende a necessidade de massificar a difusão de dicas práticas para diminuir a vulnerabilidade dos idosos. Confira algumas delas, a seguir:

  • Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça dados pessoais ou financeiros por telefone, e-mail ou mensagem a pessoas que você não conhece, mesmo que se identifiquem como funcionários de bancos ou lojas.
  • Verifique a autenticidade: entre em contato diretamente com o gerente do seu banco ou utilize canais de atendimento seguros para tirar dúvidas e realizar operações.
  • Priorize a segurança: evite realizar transações online ou por aplicativos em caso de dúvida. Prefira ir até a agência bancária.
  • Cuidado com estranhos: não aceite ajuda de desconhecidos ao utilizar caixas eletrônicos. Seja vigilante e proteja seus cartões.
  • Mantenha o controle: acompanhe regularmente seus extratos bancários e de cartão de crédito para identificar qualquer atividade suspeita.
  • Proteja seus dispositivos: utilize antivírus atualizados para evitar que seus dados sejam roubados por meio de programas invasivos que roubam dados e vírus.
  • Evite cliques perigosos: não clique em links recebidos por mensagens ou SMS de números desconhecidos.
  • Acesse sites seguros: utilize apenas os sites oficiais de bancos e lojas, identificados pelo cadeado ao lado da barra de endereço.
  • Desconfie de ligações sobre compras não autorizadas: se receber uma ligação alegando uma compra indevida em seu cartão, desligue e entre em contato com seu banco por meio dos canais oficiais.
  • Aja rápido em caso de fraude: se perceber que foi vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com seu banco e registre um boletim de ocorrência.