O Black Friday é um fenômeno mundial que ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro (em 2018, no dia 23/11). Nessa data, diversos estabelecimentos mundo afora promovem ofertas arrasadoras e baixam significativamente o preço dos seus produtos. Porém, muitas lojas aqui no Brasil agem de má fé e fraudam os valores oferecendo descontos falsos. Isso sem falar dos golpistas, que aproveitam a época para ludibriar os consumidores mais desatentos.
Por isso, a Prevdata alerta para as armadilhas do Black Friday e fornece, a seguir, algumas dicas para aproveitar da melhor forma as promoções. Confira!
- Monitore os preços com antecedência
Muitos lojistas tendem a aumentar consideravelmente os preços de seus produtos dias antes da Black Friday. No período da promoção, os valores são drasticamente reduzidos, dando a falsa sensação de descontos imperdíveis. Para garantir que as ofertas valem a pena, é importante monitorar os preços. Alguns sites ajudam na pesquisa, mostrando um histórico com a variação, como o JáCotei e o Buscapé.
- Verifique se o site é confiável
Veja se o site da loja onde deseja comprar possui credibilidade na rede. Para isso, confira se ele possui um cadeado e um “https” no canto esquerdo do endereço na tela e pesquise reclamações e denúncias sobre a referida página no Reclame Aqui.
- Dê um print em todas as telas das etapas da compra
Isso vale também para os e-mails de confirmação e de prazo de entregas que os sites costumam enviar. Tudo o que você recolher valerá como prova caso haja algum erro no processo de compra (como, por exemplo, a cobrança de um valor indevido ou um não recebimento do produto).
- Desconfie de sites que só aceitem boletos como forma de pagamento
O cartão de crédito acaba sendo o meio de pagamento mais seguro para efetuar compras pela internet – pois, caso aconteça algum problema, você pode solicitar o estorno da transação ao banco. Ao pagar com boleto bancário, não existe garantia de devolução do seu dinheiro. Portanto, sempre desconfie de sites que só aceitem boletos como forma de pagamento.
- Cuidado com links de ofertas recebidos pelo Whatsapp
Muitos golpistas utilizam o Whatsapp para espalhar falsas promoções em clones quase perfeitos de sites de lojas confiáveis. Ao receber algum link, mesmo que seja de alguém conhecido, pense duas vezes antes de acessá-lo e, principalmente, fornecer seus dados pessoais para uma possível compra. Se a página tiver erros de português ou imagens e menus fora do lugar, desconfie!
- Atenção ao preço e ao prazo do frete
Se a ideia é adiantar as compras de Natal, tenha atenção para que o prazo do frete não seja de 30 dias ou mais. Já com relação ao preço, verifique se o frete não é muito caro – pois, no valor final da compra, o desconto aplicado ao produto pode não valer a pena.
- Conheça os seus direitos
O Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas pela internet, e obrigatório quando o cliente e o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil. Caso o produto entregue não seja o prometido, você pode solicitar a troca ou reposição do item. Além disso, se fizer alguma compra por impulso, você tem até sete dias para se arrepender e solicitar o cancelamento, podendo receber 100% do valor pago, incluindo o frete (e devolvendo o produto, caso já o tenha recebido).