Crise econômica provoca resultados negativos com efeitos no recálculo da Renda Programada dos assistidos do plano CV em 2021

28/12/2020

Após um primeiro trimestre difícil (com o início da quarentena em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, e consequente impacto na economia em escala global), seguido de uma animadora recuperação entre abril e julho, o mercado financeiro voltou a sentir os efeitos da volatilidade provocada pela crise econômica ao longo do segundo semestre de 2020. Uma conjuntura que tem afetado os investimentos dos fundos de pensão brasileiros em geral, conforme já citamos anteriormente aqui.

No que tange aos investimentos da Prevdata, de agosto a outubro, a rentabilidade obtida com os investimentos do plano CV – Prevdata II foi negativa, jogando o acumulado do plano no ano (até outubro) para baixo: -2,10%, um índice 9,02% inferior à meta atuarial acumulada estabelecida para o período, que era de 7,13%.

Como a meta atuarial não foi alcançada, para que haja a manutenção do equilíbrio do plano CV, o regulamento prevê a redução das rendas, em -9,37%, em média. Isto ocorre para preservação do saldo de conta, de modo a se poder cumprir o prazo de pagamento de benefício escolhido pelo participante. Essa redução é bem diferente do que vinha sido praticado nos últimos anos, quando o recálculo vinha superando a inflação. Relembre:

Cabe lembrar que os excelentes resultados da rentabilidade líquida nos exercícios anteriores permitiram ao Plano CV, além de conceder reajustes, utilizar taxa atuarial mais conservadora, acompanhando a queda da taxa de juros no país, o que deixa o plano sempre mais seguro.

Por que o resultado de outubro – e não o de dezembro – é utilizado para o recálculo das rendas programadas do plano CV – Prevdata II a cada ano?

Devido ao deslocamento de 45 dias úteis da cota previdenciária utilizada desde a criação do plano.

Entenda mais assistindo ao vídeo a seguir:

 

Para saber mais sobre a cota, acesse aqui e assista à série especial de 4 vídeos no nosso canal no YouTube.

Para explicar com mais clareza todas as variáveis que influenciaram no cálculo dos benefícios do Plano CV – Prevdata II, uma reunião por videoconferência será realizada no dia 5 de janeiro, terça-feira, às 16h. Se você é assistido do plano CV – Prevdata II, não deixe de participar!