No dia 29 de novembro acontece a Black Friday, um evento mundial que já virou febre no comércio brasileiro. Repleta de promoções em diversos produtos e serviços, a data atrai consumidores com ofertas incríveis, mas esconde muitas armadilhas!
Tenha atenção às dicas a seguir para aproveitar com consciência, economizar e não ser vítima de uma “Black Fraude”.
- Tem dívidas? Pise no freio…
Se você está endividado(a), não caia na tentação de gastar mais enquanto o seu nome estiver sujo ou suas contas atrasadas. É importante não comprometer o seu orçamento e priorizar a quitação dos débitos antes de pensar em consumir.
- Evite as compras por impulso
Faça uma “lista de desejos” e pesquise o preço dos produtos ou serviços que realmente quiser. Assim, você evita ficar navegando aleatoriamente atrás de ofertas e suscetível a se deparar com anúncios sedutores de coisas que você não precisa, o que provoca as compras por impulso.
- Fique de olho no frete
Às vezes, o valor é atrativo, porém o preço final fica alto devido ao frete. Tenha atenção, pois é comum acontecer de um produto ser um pouco mais caro em outro site, porém com frete mais barato e que resulta num preço final mais em conta.
- Use cupons de desconto
Diversos sites oferecem cupons com descontos para produtos específicos ou para compras em lojas online, cujos códigos devem ser inseridos na página de compra: Cuponation, Cuponeria, Pelando, dentre outros.
- Teve problemas? Reclame!
Encontrou ofertas enganosas? Foi lesado(a) de alguma forma? Entre em contato com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de seu estado. Acesse aqui e confira a lista completa dos contatos do órgão.
Quer mais? Confira aqui outras dicas que a Prevdata deu na Black Friday do ano passado e que ainda são válidas!