Você já se aposentou e está com a vida financeira em desordem? O primeiro passo para trilhar um caminho mais seguro financeiramente na aposentadoria é conhecer bem o que entra e o que sai do seu orçamento todo mês.
O QUE ENTRA
Para conferir o valor do benefício complementar pago pela Prevdata, basta consultar o Contracheque pela Área do Participante, aqui no site:
Já o da Previdência Social, você descobre acessando o Meu INSS — https://meu.inss.gov.br. Utilize o seu CPF e a senha do sistema gov.br. Ao logar, clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”. Depois, clique em “Baixar PDF”.
Não se esqueça de também somar às suas entradas possíveis rendimentos extras, como o recebimento de alugueis.
O QUE SAI
Considere, principalmente, as despesas fixas com habitação, saúde, transporte e alimentação. Descubra o seu custo mensal para cada um desses itens e inclua, se possível, uma média de gastos com lazer, vestuário, pets, educação de filhos e/ou netos e outros itens que considere relevantes.
O QUE FAZER COM ESSES DADOS?
Coloque tudo na sua planilha de orçamento mensal. Você sabia que a Prevdata disponibiliza uma para download gratuito? Clique aqui e aproveite!
O arquivo te ajudará a ter uma ampla visão das suas finanças, fazendo-o enxergar onde estão os maiores gastos e auxiliando na avaliação do que pode ser ajustado para que o seu bolso volte a ficar em ordem.
E MAIS…
Para uma aposentadoria ainda mais plena financeiramente, procure:
- manter uma reserva de emergência com valor equivalente a 3 a 6 meses de suas despesas básicas, para uso em imprevistos de saúde, domésticos e outros;
- evitar dívidas, pagando as contas em dia; e
- proteger seu patrimônio, revisando e atualizando seus documentos jurídicos, como procurações ou testamentos.