A Portabilidade para bancos é vantajosa? Quais as vantagens das outras opções?

28/05/2021

Saiu da Dataprev e não sabe o que fazer com a sua previdência aqui na Prevdata? Muita calma nessa hora: você tem as seguintes opções disponíveis: Benefício Proporcional Diferido (BPD – apenas para o Plano CV), Autopatrocínio, Portabilidade ou Resgate. É comum pensar primeiro nas duas últimas, mas será que elas são realmente as mais vantajosas?

Ao optar pela Portabilidade, você pode transferir a sua reserva previdenciária para outro fundo de previdência aberto ou fechado. Se pretender portar para um plano de benefícios em entidade aberta (bancos e seguradoras, por exemplo), lembre-se de que essas instituições possuem fins lucrativos. Além de arcar com custos administrativos mais altos, você também não receberá todo o retorno dos investimentos, uma vez que o excedente da rentabilidade acabará sendo revertido em dividendos pagos aos seus acionistas.

E o resgate? Além da incidência do Imposto de Renda, você poderá sacar a totalidade da sua conta de participante e, no caso do Plano CV, apenas um percentual da conta da patrocinadora (1% por cada mês de plano, até um máximo de 90%). Há também a enorme responsabilidade de gerir por conta própria o seu dinheiro, o que exige conhecimento e muita educação financeira.

Portanto, analise com cautela a sua situação antes de tomar qualquer decisão. Não se esqueça do BPD e do Autopatrocínio — duas opções onde você pode se manter vinculado à Prevdata e contando com a gestão especializada da Entidade, que continuará a rentabilizar os seus recursos de maneira diversificada e com a devida análise de riscos.

No Autopatrocínio do Plano CV – Prevdata II, você continua a contribuir mensalmente e passa a assumir, também, a contribuição que era paga pela Dataprev. No PRV, pelo saldamento, mantém somente a sua parte.

Já no BPD, disponível apenas no Plano CV, não há mais a obrigação de efetuar contribuições, mas você pode realizar aportes para ampliar ainda mais a sua reserva e obter descontos no Imposto de Renda — acesse aqui para saber mais.