A tributação progressiva ou regressiva agora pode ser escolhida até a solicitação do benefício ou do primeiro resgate de contribuições. Simule para avaliar qual o melhor regime de tributação para você!

25/09/2024

Com a nova Lei nº 14.803, de janeiro de 2024, os participantes e assistidos de planos de previdência complementar passaram a poder optar entre os regimes de tributação progressivo ou regressivo no momento da obtenção do benefício ou do primeiro resgate dos valores acumulados. Antes, a opção devia ser feita na adesão ao plano, de forma irretratável.

Essa mudança trouxe uma grande vantagem:  agora, você pode analisar o cenário e decidir pela forma de tributação mais adequada de acordo com sua situação no momento da aposentadoria ou resgate. De maneira geral, passou a ser ainda mais vantajoso manter a sua reserva previdenciária e transformar o saldo em renda mensal, pois no resgate a tributação é mais elevada, na maioria dos casos.

Para facilitar sua decisão, a Prevdata oferece um simulador de tributação na Área do Participante do nosso site > Simuladores > Tributação Progressiva e Regressiva. Com ele, você pode:

– Comparar a estimativa de imposto nos dois regimes de tributação e avaliar qual é o mais vantajoso para você.

– Ver o impacto de cada regime no valor do seu benefício ou do resgate.

– Verificar a principal diferença entre os regimes de tributação: progressiva é antecipação de imposto e regressiva é imposto definitivo.

Acesse aqui o nosso Simulador de Tributação e faça a sua avaliação. Lembramos que são estimativas de imposto e que suas situações individuais, como outras fontes de renda, dedução por 65 anos, pensão, despesas medicas, etc., não estão consideradas.

O site da Prevdata tem explicações detalhadas sobre os regimes de tributação. Para saber mais, clique aqui.