Para entender o que é a cota do plano é importante conhecer primeiro o conceito de patrimônio garantidor.
O que é o patrimônio garantidor?
É o conjunto de bens, direitos e obrigações de um Fundo de Pensão, como imóveis, aplicações financeiras, bens e instalações, gerado a partir das contribuições recolhidas dos participantes e patrocinadora, mais a rentabilidade auferida. O patrimônio tem por função custear os benefícios oferecidos pelos Plano de Benefícios.
O que é a cota do plano?
É o resultado correspondente à divisão do valor contábil do patrimônio garantidor do plano de benefícios pela quantidade de cotas acumuladas no Plano.
O que pode interferir no valor da cota?
A cota é calculada a partir do patrimônio garantidor do plano de benefícios. O patrimônio tem por função custear os benefícios oferecidos pelos Plano de Benefícios. A oscilação do patrimônio interfere diretamente no valor diário da cota.
Conclusão
A cota do plano de benefícios, também chamada de “cota previdencial”, corresponde à fração do patrimônio atualizada pela rentabilidade dos investimentos, líquida de despesas da Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), que permite apurar a participação individual no patrimônio total do plano de benefícios. A apuração do valor da cota, na maioria das vezes, tem por base o patrimônio líquido do plano de benefícios, representado, basicamente, pela equação: Ativo (-) Exigível Operacional (-) Exigível Contingencial.
O patrimônio líquido dividido pelo valor da cota representa o total de cotas disponíveis do plano.
Confira a série especial de vídeos sobre a cota previdencial, disponível em nosso canal oficial no YouTube: