Pelo quarto ano seguido, a Prevdata apresentou a prestação de contas da entidade em um encontro virtual, realizado no início de junho. Com base nos dados publicados no Relatório Anual de Informações (RAI), o evento explicou a situação conjuntural vivida em 2022 que se traduziu no resultado dos investimentos. Os principais destaques da apresentação foram o reforço da parceria estratégica entre a Prevdata e a Dataprev e a interação dos participantes com a equipe técnica da entidade, que esclareceu diversas dúvidas.
O presidente do Conselho Deliberativo, Maurício de Castro Oliveira, iniciou a apresentação destacando 3 dos principais acontecimentos que, em sua visão, marcaram o exercício da Prevdata em 2022: a nova composição da alta administração, com renovação de parte dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; a alteração do regulamento do Plano CV – Prevdata II, com maior flexibilização e autonomia para os seus participantes e assistidos; e a quitação da parte exclusiva da Dataprev referente à solução para a deficiência técnica do Plano PRV, negociada em dezembro de 2008.
Na sequência, Álvaro Luis Pereira Botelho apresentou-se formalmente como o novo presidente executivo e lembrou a trajetória de superação da Prevdata nos últimos 15 anos. “As Entidades de Previdência Complementar têm enfrentado momentos turbulentos, mas quando olhamos um horizonte mais longo, a gente vê que a Prevdata vem superando os desafios e demonstrando toda a sua solidez”, pontuou.
Os outros membros da Diretoria Executiva também falaram: Carlos Eduardo Villar, diretor de Administração e Finanças, comentou sobre a importância de o participante manter-se bem informado consultando o site da Prevdata com regularidade e lendo o RAI 2022; já Flavio Uchôa, diretor de Atendimento e Seguridade, reforçou a importância de o empregado da Dataprev aderir à Prevdata e confiar na gestão da entidade.
Antes da exibição dos resultados e devidas explicações, o convidado especial Renato Eisele, consultor da Aditus, explanou o panorama macroeconômico vivido pelos fundos de pensão em 2022 e deu perspectivas para o segmento em 2023, considerando que o cenário deve ser melhor neste ano.
Em seguida, a equipe técnica da Prevdata comentou os resultados obtidos pela entidade no exercício de 2022. Fábia Benitah, coordenadora de Atuária e Benefícios, mostrou um retrato da evolução do patrimônio, da população de participantes e assistidos atendida e do Plano de Custeio para o exercício de 2023. Já Mozart Donato, coordenador de Investimentos, foi o responsável por comentar detalhes sobre a alocação e a rentabilidade dos investimentos das carteiras dos planos.
AVALIAÇÃO DA LIVE FOI POSITIVA
Após o evento, os participantes foram convidados, via comunicado por e-mail, a responder uma rápida pesquisa para avaliar o conteúdo da live, seu modo de apresentação e a clareza na exposição dos assuntos. Em seu contexto geral, o evento foi classificado como ótimo ou bom por 98,1% dos respondentes, que deram feedbacks positivos parabenizando a equipe da Prevdata e a riqueza das informações prestadas.
“A apresentação da live melhorou muito, com a padronização do fundo da tela dos apresentadores. As apresentações também foram mais objetivas e firmes. A participação da equipe técnica merece destaque. Fui participante por 32 anos e agora sou assistido. Os resultados apresentados me dão segurança para o futuro”, declarou um assistido, de forma anônima.
REVEJA
A live permanece disponível no canal oficial da Prevdata no YouTube. Caso não tenha assistido ou queira rever, confira abaixo, na íntegra. Em breve, cortes com os principais destaques da apresentação serão publicados por lá também — então, aproveite para se inscrever no canal e ativar o “sininho” das notificações para receber alertas sempre que um novo vídeo for inserido lá!