A Receita Federal, a exemplo do ano passado, prorrogou o prazo para a entrega das Declarações, em virtude da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. Em 2022, a data limite é 31 de maio.
Cabe lembrar que, em fevereiro, a Prevdata disponibilizou o Informe de Rendimentos aos assistidos no site www.prevdata.org.br. Por meio dele, é possível conferir os valores dos benefícios pagos pela Entidade e a quantia retida de Imposto de Renda, para lançamento na Declaração. Se você é assistido(a), entre na Área do Participante com sua matrícula e senha e clique em “Demonstrativos IR” para conferir o seu.
ATENÇÃO: caso ainda não tenha feito a sua Declaração, lembre-se ainda de declarar, além dos benefícios pagos pela Prevdata, os valores que você recebeu do INSS! Para mais informações acesse www.prevdata.org.br/ir2022.
E os participantes ativos?
Recebem o Informe de Rendimentos da patrocinadora Dataprev e não da Prevdata. Contudo, aqueles que também realizaram contribuições avulsas diretamente à Prevdata, via boleto bancário, devem consultar o Demonstrativo disponível na Área do Participante, também no mesmo menu “Demonstrativos IR”.
Tem EMPRÉSTIMO na Prevdata?
Sendo assistido(a) ou não, lembre-se de informar o saldo devedor e os valores pagos durante o ano na sua Declaração de Imposto de Renda, na seção “Dívidas”.
Também no item “Demonstrativos IR”, na Área do Participante, consulte as informações relacionadas ao seu empréstimo. Lá constam os saldos de dez/2020 e dez/2021, além dos valores amortizados no ano.