O participante do Plano CV tem percebido nos últimos meses que a cota do seu plano e, por conseguinte, a sua reserva de Previdência não tem crescido, perdendo valor. Há motivos para preocupação? O que o participante deve fazer?
Realmente, quando olhamos os resultados recentes da opção “ano atual” no gráfico online de rentabilidade das cotas aqui no site da Prevdata, percebe-se um movimento de queda do valor da cota nos últimos meses. O mesmo pode ser verificado ao final de seu extrato, onde demonstramos a rentabilidade das cotas. Mas como o participante deve encarar isso?
A Prevdata sugere que você faça periodicamente os seguintes exercícios, que vão tranquilizá-lo e podem ajudar a tornar a sua reserva ainda maior e mais saudável.
Exercício 1: olhe para trás!
Isso mesmo. Primeiro, é preciso olhar “para trás”, de forma a enquadrar esses resultados recentes num período de tempo maior. No mesmo gráfico, optando-se pela visualização dos resultados desde a criação do Plano CV, o que se vê é uma curva ascendente, com uma valorização que bate a rentabilidade dos principais investimentos disponíveis no mercado.
E olhando desde antes da pandemia, o gráfico mostra que do início de 2019 até o hoje (considerando setembro 2021), o valor da cota não teve perda, mas sim, um aumento considerável, superior a 20%. Nunca esqueça, entretanto, que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, mas vale conhecer. Clique aqui para saber mais.
Como a Prevdata conseguiu esse resultado em meio a este momento conturbado do mercado financeiro? Nossa equipe mantém-se alerta quanto aos riscos e oportunidades, fazendo as movimentações necessárias para garantir a segurança e a evolução dos investimentos no longo prazo.
Exercício 2: olhe para os lados!
Que tal olhar também o mercado e a evolução de planos de previdência complementar similares ao Plano CV para uma comparação direta? Com esse exercício você vai ver que a rentabilidade do Plano CV, desde sua criação, continua acima dos principais comparativos e concorrentes.
Exercício 3: olhe para a frente!
O terceiro movimento importante é “olhar para a frente”, de forma a aproveitar a oportunidade que o movimento de queda do valor da cota no presente representa para os resultados futuros da sua reserva.
Sim, oportunidade! Cota baixa significa um sinal verde para você adquirir cotas para a sua reserva a preços mais baixos. Fazer isso é simples: basta realizar aportes! A gente te explica melhor no vídeo a seguir:
Fazendo esses três movimentos, além de ficar tranquilo por saber que maus resultados de hoje são diluídos no longo prazo, você consegue aproveitar de forma inteligente uma situação ruim de mercado que afete negativamente a cota no curto prazo. E consegue, também, responder àquelas questões do início desta matéria: 1) não há motivos para tanta preocupação; 2) fazer aporte aproveitando a cota baixa; e 3) a Prevdata continua sendo uma excelente opção de investimento.