Investimento não é gasto. Saiba diferenciar suas despesas!

28/07/2021

É comum a ideia de que tudo que tem custo para o seu bolso é um gasto, mas a realidade não é bem essa. Se você pensar nas suas despesas mensais com um pouco mais de atenção, será capaz de enxergar que determinados custos são, de fato, investimentos — isto é, valores que saem do seu orçamento agora mas retornam, de alguma forma, posteriormente para você.

Por exemplo, fazer um curso ou especialização pode representar uma despesa a mais nas suas contas atualmente, porém significa uma oportunidade de remuneração melhor no futuro. Matricular-se em uma academia (e frequentá-la) também é outro exemplo de custo que traz benefícios duradouros a longo prazo (nesse caso, não necessariamente monetário, mas sim saúde física e mental).

E a sua previdência complementar? Hoje, suas contribuições normais são descontadas do seu salário para que — depois de somadas com a paridade da Dataprev, a rentabilidade dos investimentos e os aportes — você possa recebê-las em forma de benefício ao se aposentar.

Viu só? Se uma despesa gera algum tipo de retorno lá na frente, mesmo que não revertido em ter o dinheiro propriamente dito de volta, trate-a como um investimento e valorize-a! Isso fará uma diferença tremenda no seu modo de pensar sobre as finanças.