Com base no “Relatório das Despesas Administrativas das EFPC em 2019”, divulgado pela Previc em outubro deste ano, a Prevdata realizou um estudo comparativo que demonstrou que a distribuição dos seus custos com pessoal, serviços de terceiros, encargos e outras despesas é semelhante ao de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) com suas mesmas características.
Considerando uma metodologia que classifica as EFPC de acordo com o seu patrimônio em ativos totais e patrocínio predominante de ordem pública federal, foi possível traçar um paralelo com as seguintes Entidades: Agros, Cibrius, Elos, Fipecq, Fusesc e Nucleos.
Fonte: Relatório das Despesas Administrativas das EFPC em 2019 – Previc
Nota-se que a maior parte dos custos administrativos em todas é referente à remuneração de pessoal, uma vez que é fundamental que as Entidades possuam equipes de especialistas de ponta – o que exige salários condizentes, cujos valores contemplem tanto sua capacidade técnica quanto a enorme responsabilidade de “ter nas mãos” o futuro de milhares de famílias. Também observa-se certo equilíbrio na distribuição das despesas com serviços de terceiros, que são essenciais para que as EFPC possam estar em conformidade com as leis, normas e melhores práticas de mercado, com o objetivo de alcançar a sua atividade fim.
A comparação reforça, portanto, que a Prevdata está em consonância com outros fundos de pensão brasileiros do seu mesmo porte, evidenciando que suas práticas de gestão administrativa são adequadas àquelas adotadas pelo mercado.