O homem tem a tendência de achar que é imbatível. Esse pensamento o leva a descobrir doenças sérias já em estado avançado. Conscientização é a palavra-chave para mudar essa cultura e provar que a prevenção é fundamental para o manter o bem-estar, principalmente depois dos 40 anos.
O Novembro Azul surge para estimular essa ideia e combater, além de outras doenças, o câncer de próstata.
Sintomas e fatores de risco
Silencioso, o câncer de próstata não demonstra sintomas em seu estágio inicial, onde as chances de cura beiram os 90%. Por isso a prevenção é tão importante! Contudo, na fase avançada, é possível sentir, dentre outros sintomas:
• Dor na lombar;
• Dor e/ou ardência ao urinar;
• Vontade constante de urinar à noite;
• Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Homens a partir dos 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata ou acima dos 50 anos sem esse histórico devem realizar exames preventivos regularmente. Homens negros e obesos também têm maior incidência de casos deste tipo de câncer.
Deixe o preconceito de lado, vergonha é não se cuidar!
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura da doença. Mesmo na ausência de sintomas, é importante ir ao seu urologista e conversar sobre o exame de toque retal e o exame de sangue PSA.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo toque retal, onde o urologista pode sentir alterações na glândula, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos.
Saiba mais sobre o Novembro Azul no Portal da Urologia.