De forma direta e prática, sem constrangimentos ao falar deste tema – a morte – que é “tabu” para os brasileiros, a Prevdata vem lembrando aos seus participantes a necessidade de manterem suas informações cadastrais atualizadas, sobretudo seus beneficiários. Agora, além da comunicação, a Entidade passa a adotar um recadastramento obrigatório em seu site.
A questão é simples. Os planos de previdência que você possui junto à Prevdata têm o principal objetivo de garantir uma aposentadoria mais segura e tranquila, garantindo a manutenção da qualidade de vida que você tinha quando estava trabalhando.
Mas o plano CV Prevdata II também prevê (olha a previdência aí!) situações de risco, como doença, invalidez e morte. Nesse último caso, de maneira geral, o saldo da conta que você acumulou vai para os seus beneficiários, de acordo com o regulamento do seu plano. Já imaginou, como em casos que já aconteceram, se você esqueceu de atualizar seu cadastro e o benefício de pensão vai para o(a) seu(sua) ex-cônjuge, nada ficando para o(a) atual? Em situações assim, a Prevdata não pode interferir e nada tem a fazer, senão cumprir o que está no Regulamento do Plano.
Já no Plano PRV Saldado, o benefício pode ser transformado em invalidez ou pensão, paga aos beneficiários reconhecidos pela Previdência Social.
Apesar do esforço da Entidade de alertar sobre esses riscos, ainda há número significativo de participantes com dados cadastrais não atualizados há bastante tempo. Por isso, além de falar diretamente sobre os reais riscos da não atualização cadastral, a Prevdata implementou em seu site um recurso que, de certa forma, faz com que todos os participantes encarem essa questão de frente, sem rodeios.
Ao acessar a área restrita do site, para simular um empréstimo, por exemplo, será exibida uma mensagem de alerta sobre o recadastramento – que só deixará de ser exibida quando os dados de cadastro forem conferidos e confirmados, inclusive o de beneficiários.
O sistema de atualização obrigatória pode ser um pouco incômodo, é verdade. Mas é fundamental para que a Prevdata cumpra o seu papel de ajudar os seus participantes, através da previdência complementar, a alcançar um futuro mais seguro e tranquilo.