O que ocasionou o déficit do Plano de Renda Vinculada – PRV?

O déficit foi resultado das regras que estruturaram o Plano de Benefícios, na modalidade de Benefício Definido, bem como de sua gestão no período entre 1995 a 1998, que geraram impactos negativos em seus resultados financeiros.

O PRV é um plano de Benefício Definido (BD). Nesta modalidade, o equilíbrio atuarial é fundamentado no coletivo, com total solidariedade e mutualismo entre seus participantes. No que diz respeito tanto aos compromissos quanto aos recursos do plano, as contas não são individuais, mas coletivas.

Dentre os fatores que contribuíram para o desequilíbrio do PRV, destacam-se a vinculação às regras da Previdência Social, a implantação do fator previdenciário a partir de 1998, a utilização de premissas atuarias não aderentes à massa de participantes (empregados da Dataprev), além dos impactos sobre os compromissos do plano, ocorridos em razão da política de recursos humanos desenvolvida pela Patrocinadora em determinada época, que incluem concessão de aumento salarial acima da inflação, criação de cargos de confiança e aumento da jornada de trabalho de 6 para 8 horas.