2021: um ano de desafios que geraram mais experiência e reforçam ainda mais a nossa governança

22/12/2021

Em mais um ano de enfrentamento da pandemia, a Prevdata manteve suas atividades normais em regime de teletrabalho, seguindo o cronograma de ações previsto para manter você, participante, devidamente informado e atendido. Mesmo sendo desafiador no quesito investimentos, por conta dos impactos da crise econômica, o exercício de 2021 trouxe mais experiência, aproximação e ficará marcado na história dos 43 anos da Entidade, recém completos. Relembre abaixo alguns dos fatos mais expressivos desses últimos 12 meses:

  • Homenagem ao Dia do Aposentado
    Em janeiro, ocorreu a tradicional homenagem da Abrapp ao Dia do Aposentado. A escolhida para representar a Prevdata foi a querida Dulce Fernandes, representante regional em Minas Gerais. “É uma segurança saber que existem profissionais competentes cuidando do nosso dinheiro para usufruirmos de um futuro com mais tranquilidade. Agradeço a Deus por todos da Prevdata, por poder contar com vocês, sempre”, disse Dulce em depoimento publicado nas redes sociais da Abrapp – confira aqui!
  • Mudança na Tábua Atuarial do Plano PRV Saldado
    Também no início do ano, entrou em vigor a Instrução Normativa (IN) nº 33/2020 da Previc, que regulamenta uma série de critérios técnico-atuariais, entre eles, a definição de uma nova tábua atuarial mínima, a AT-2000 (antes, era a AT-83). Em geral, planos de benefício com renda vitalícia, como o Plano PRV Saldado, são diretamente atingidos por decisões como essa. Por isso, a Prevdata esclareceu que, por estar em saldamento e fechado para novas adesões, à medida que o quadro de participantes ativos do Plano PRV se reduz com o passar do tempo, a massa de contribuições na fase de acumulação do plano também diminui, fazendo com que a reserva futura estimada seja reconsiderada — e essa realidade, aliada à adoção da nova tábua AT-2000, que considera um tempo de vida maior para os participantes, consequentemente provocou ajustes no custeio do plano.
  • Redução das Rendas Programadas no Plano CV – Prevdata II
    Em fevereiro, foi realizada uma extensa campanha para esclarecer os motivos da redução das Rendas Programadas dos assistidos do Plano CV em 2021, em virtude do resultado apresentado pelo plano em 2020. A ação contou com lives, vídeos especiais, notícias e e-mails direcionados ao público atingido pela mudança, com o objetivo de responder às dúvidas e, principalmente, reforçar que com um benefício menor em 2021, os assistidos gastaram menos cotas das suas contas previdenciárias — e, com isso, tiveram o seu patrimônio preservado para que a Prevdata pudesse cumprir o prazo escolhido por eles para o recebimento dos benefícios.
  • Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
    No dia 8 de março, conselheiras e empregadas da Prevdata gravaram um vídeo especial apontando a importância do papel da mulher previdente na sociedade, seus desafios no mercado de trabalho e no cuidado das finanças pessoais. Relembre aqui.
  • Um ano de teletrabalho
    Ainda em março, a Entidade completou um ano em regime de teletrabalho, em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Prevdata comunicou que, durante todo esse período, manteve suas atividades normais, adaptando processos internos para adequação à nova realidade de isolamento social, com a digitalização de diversos procedimentos, dentre outras medidas. Tudo com o objetivo de proteger a saúde de participantes, assistidos, empregados, fornecedores e parceiros, além de continuar a cuidar do futuro e do presente de tantas famílias que dela dependem e confiam.
  • Curso EAD de Previdência Complementar
    Já em abril, a Prevdata lançou um curso que explica a importância de contar com um plano de previdência complementar e que continua disponível até hoje! Quem ainda não fez sua adesão ao Plano CV – Prevdata II tem no curso a oportunidade de conhecer os detalhes a respeito das contribuições descontadas em seu contracheque, da contrapartida da Dataprev (que significa uma rentabilidade imediata de 100% no seu investimento), dos benefícios de risco e muito mais. Saiba mais aqui.
  • Comunicação via WhatsApp
    Também em abril, foi disponibilizado recurso que, até o momento, serve apenas como um veículo para o envio de mensagens da Prevdata para os participantes. Aqueles que ainda não se cadastraram para receber notícias e outros comunicados importantes da Prevdata no seu smartphone, via WhatsApp, podem conferir um passo a passo e saber como recebê-los aqui.
  • Renovação dos membros do Comitê de Ética
    Em maio, o Comitê de Ética da Prevdata foi renovado após a devida aprovação do Conselho Deliberativo e da designação pelo Presidente Executivo, Jorge Luiz Ramos Roxo. A composição permanece com um empregado da Prevdata e dois participantes ou assistidos dos Planos PRV e/ou CV. Relembre-os aqui.
  • Quem ama, protege!
    No fim do primeiro semestre, foi realizada a campanha “Quem ama, protege” para reforçar aos participantes do Plano CV a importância da constante atualização dos seus beneficiários, principalmente em casos de casamento, divórcio e nascimento de filhos, dentre outros. Relembre aqui.
  • Prev4U: cashback direto na previdência complementar
    Também em junho, a Prevdata disponibilizou um novo serviço aos participantes do Plano CV – Prevdata II, que possibilita o chamado “cashback” direto na reserva previdenciária: o Prev4U. A iniciativa é uma estratégia de educação financeira que visa estimular a mudança da forma de consumo dos participantes ao transformar parte das suas compras em investimento para o futuro. Com isso, um percentual das compras realizadas em mais 300 lojas cadastradas se transforma em contribuição adicional. Saiba mais aqui.
  • Esperança por um Mundo Melhor
    De agosto a outubro, mais uma edição da tradicional Campanha de Fotografias foi realizada, contando com o total de 316 fotos inscritas, que passaram pela avaliação de uma comissão julgadora que selecionou as 30 melhores para a fase de votação — aberta aos participantes. Relembre aquios vencedores.
  • Recadastramento eletrônico
    Ainda em agosto, teve início a campanha de Prova de Vida dos assistidos em um processo 100% online, sem a necessidade da presença física na sede da Prevdata ou nos escritórios da Dataprev. Totalmente eletrônico, o novo recurso trouxe mais conforto, agilidade e segurança — bem como prezou pela saúde dos assistidos, uma vez que evitou exposições desnecessárias à contaminação pela Covid-19.
  • Novo sistema de controles e riscos
    Também em agosto, a Prevdata implementou uma nova ferramenta de apoio a todas as suas atividades nas áreas de gestão de riscos e controles internos: o sistema Unio, desenvolvido pela PFM Consultoria e Sistemas. Desta forma, a Entidade aprimorou ainda mais as suas práticas de gestão, protegendo com mais eficiência o patrimônio dos seus participantes.
  • Canal de Denúncias
    No mês de setembro, foi lançado o Canal de Denúncias — um novo canal de contato especial para que os participantes possam relatar quaisquer violações de empregados, diretores e conselheiros ao Código de Ética da Entidade, à legislação vigente e outras condutas inadequadas. A plataforma pode ser acessada pelo link https://canalintegro.com.br/prevdata, que também está fixado no menu superior aqui do site da Entidade, dentro do item Contato.
  • Primeiro aporte para participante via Prev4U
    Em outubro, ocorreu o primeiro aporte como contribuição adicional a um participante do Plano CV – Prevdata II por meio do Prev4U. Na época, a Prevdata conversou com Helio Pereira Filho, residente no Espírito Santo e participante há mais de 30 anos, para que ele compartilhasse como foi a sua experiência ao utilizar o novo serviço. Relembre aqui.
  • Caçada do Futuro
    No mês das crianças, a Prevdata convidou os participantes para a “Caçada do Futuro”: uma divertida brincadeira envolvendo educação financeira e previdenciária, envolvendo o sorteio de prêmios. Relembre aqui os vencedores.
  • Selo de Engajamento ABRAPP 2021
    Em novembro, a Prevdata alcançou todos os requisitos para obtenção do Selo de Engajamento ABRAPP 2021 — iniciativa que atesta que os empregados acreditam e reconhecem o propósito organizacional da Entidade, possuem entendimento da sua Missão, da sua Visão e dos seus Valores e atuam em consonância com eles.
  • Prev4U na Black Friday
    No mesmo mês, a Entidade reforçou o uso do Prev4U durante a Black Friday, para que os participantes do Plano CV pudessem obter cashback e aumentar a sua reserva para o futuro.
  • II SIPAT 2021 Dataprev
    Ainda em novembro, a Prevdata apoiou a realização da II SIPAT 2021 na Dataprev, oferecendo prêmios para incentivar a participação dos empregados da Patrocinadora.
  • Cenário desafiador no último trimestre
    Em virtude da crise econômica, que ainda persiste, provocada pela pandemia da Covid-19, a Prevdata e a maioria das entidades fechadas de previdência complementar do país enfrentaram cenários desafiadores para a obtenção de bons retornos em seus investimentos. De outubro a dezembro, a Entidade reforçou por meio de diversos comunicados a situação conjuntural da economia — apontando também que, apesar da crise, o resultado da Prevdata no longo prazo permanece melhor que o das Entidades Abertas.

Para 2022, a expectativa é de recuperação da economia e a volta dos retornos positivos nos investimentos dos Planos PRV Saldado e CV – Prevdata II. Por ora, desejamos que todos aproveitem as celebrações de fim de ano para refletir e agir em busca de um novo caminhar que nos conduza a um futuro saudável e próspero. Boas Festas!